Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2014

A vez dos policiais militares

Camburão da Alegria promete arrastar milhares de foliões. Em 22 anos, a agremiação 

desfilará, em sua primeira vez, pelas ruas e avenidas do Centro do Recife


09/03/2014 08:47 - Isabela Alves, da Folha de Pernambuco
Leo Motta/Folha de Pernambuco
O porta-estandarte Martim garante que tem animação
Após 21 anos desfilando na avenida Boa Viagem, o bloco Camburão da Alegria faz, neste domingo (9), um novo trajeto. A festa, que reúne policiais e bombeiros militares que trabalharam durante o Carnaval e não puderam brincar, vai invadir as ruas do Centro do Recife, no bairro de São José. A concentração para a folia será no Forte das Cinco Pontas, às 10h, seguindo pela avenida Sul, rua Imperial, avenida Dantas Barreto, tendo a apoteose na avenida Nossa Senhora do Carmo. Apesar do cortejo ter trechos semelhantes ao do Galo da Madrugada, realizado há pouco mais de uma semana, as estruturas já foram desmontadas e não causará nenhum transtorno.
A agremiação homenageará o cantor Reginaldo Rossi, com o tema 'Brega Somos Todos'. Entre os cantores estão: André Rio, Marrom Brasileiro e Nonô Germano, além da Orquestra de Frevo da Polícia Militar.
A orquestra oficial, que existe há 140 anos, conta com 23 integrantes. Um deles é o folião mais animado do grupo, o sub-tenente Galbo, de 47 anos, e que participa desde o começo, quando o conjunto musical passou a tocar no Camburão da Alegria. "É o nosso momento de descontração. Passo o Carnaval trabalhando e louco para brincar", contou. O porta-estandarte do bloco, o ex-Cabo Martim, 57, carrega a peça que pesa cerca de 20 quilos por todo o percurso. "Quando chego em casa, estou acabado. O esforço é grande, mas eu gosto do que faço, então relevo", disse.
Por conta do bloco, a CTTU irá fazer algumas interdições. O órgão vai implantar bloqueios no Cais de Santa Rita (onde os veículos que seguem no sentido subúrbio deverão subir o viaduto das Cinco Pontas) e na avenida Sul (os carros que vão para o sentido Centro deverão entrar na Travessa Padre Azevedo e seguir pela Ponte Joaquim Cardoso e Cais José Mariano). As interdições serão realizadas entre às 6h e 18h do domingo pelos agentes de trânsito.
Para ajudar os usuários no deslocamento, o Grande Recife alterou o itinerário de 60 linhas e colocará à disposição dos passageiros 16 veículos distribuídos no Terminal Integrado do Recife e Terminal de Passageiro Cais de Santa Rita. Os usuários contarão com as linhas que atenderão o entorno da avenida Dantas Barreto e, a partir do meio-dia, 16 veículos estarão em dois terminais aguardando os foliões, sendo 14 no Terminal do Cais de Santa Rita e 2 no Terminal Integrado do Recife. Esses ônibus serão usados conforme a necessidade dos Terminais. Para conferir o itinerário provisório das 60 linhas.
Mesmo sendo destinada para policiais e bombeiros militares, o bloco não estará desassistido. Para realizar a segurança da festa, 463 policiais militares de unidades operacionais e especializadas, como o Choque e o BPTRan, ficarão posicionados nos trios elétricos, em viaturas e em patrulhas a pé ao longo de todo o percurso.
Casa Amarela cairá na folia
O Bloco da Ressaca, em Casa Amarela, sai neste domingo (9) pelo 12º ano consecutivo e desfila pela avenida Vasco da Gama. O homenageado deste ano é o médico e um dos fundadores do bloco, Moacyr André Gomes, falecido em 2013. Para comandar a festa, seis trios elétricos se apresentarão a partir das 13h, com concentração marcada para às 11h. Entre as atrações, Calypso, Almir Rouche, Asas da América, Anna Alves, Pimenta Maluca e Orquestra de Frevo. O bloco seguirá o percurso pela avenida Norte, rua da Harmonia, estrada do Arraial, Mercado de Casa Amarela, rua Padre Lemos (todas em Casa Amarela) e encerra o desfile na esquina da rua Padre Lemos com avenida Norte, desfilando em um trecho de 4 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário