Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
O grupo do PT que defendia a necessidade de o partido discutir a tese de apoio a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) não esperou até o final do prazo regimental nesta segunda-feira (3) para entrar com o pedido. O documento com o pedido de apoio ao petebista foi entregue na última sexta-feira (28) à presidente estadual da legenda, a deputada Teresa Leitão, com a assinatura de 27 membros do Diretório; dez dos quais são integrantes da Executiva do partido. Foi o que informou ao Blog de Jamildo o vice-presidente da sigla, Bruno Ribeiro.
A proposta de apoio a Armando foi protocolada na sexta porque o prazo se encerrava em pleno Carnaval. Além de Bruno Ribeiro, assinaram o documento o senador Humberto Costa e os deputados federais João Paulo, Pedro Eugênio e Fernando Ferro; o que compõe toda a bancada federal petista.
Havia a expectativa de que Teresa Leitão também assinasse a petição, mas isso não ocorreu para que ela pudesse ocupar um espaço de árbitro dentro da legenda. Apesar da pressão Nacional, a mensagem é que o partido terá liberdade para decidir o melhor caminho eleitoral no Estado.
Além do apoio a Armando, uma parte do PT defende a necessidade de o partido ter uma candidatura própria para governador. As duas versões serão discutidas em um encotro de tática eleitoral marcado para o próximo dia 23. Aproximadamente 300 delegados eleitos no último Processo de Eleição Direta (PED) Da sigla estão aptos a votar.
A disputa em Pernambuco é uma das prioridades nacionais do PT, já que o governador Eduardo Campos (PSB) deve disputar a Presidêcia da República. Tanto a presidente Dilma, quanto o ex-presidente Lula já deram sinais que preferem que o partido marche com o senador petebista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário