Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de março de 2014

CARNAVAL Centro do Recife tomado pela sujeira depois do Galo da Madrugada

Uma equipe de garis e carros-pipa trabalham desde a madrugada para retirar toda a 


sujeira deixada pelos foliões

Publicado em 02/03/2014, às 07h59

Do JC Online

A equipe atuou no Recife Antigo (foto) , Boa Vista, São José e Santo Antônio / Foto: Carlos Simões/Rádio Jornal

A equipe atuou no Recife Antigo (foto) , Boa Vista, São José e Santo Antônio

Foto: Carlos Simões/Rádio Jornal

Quem passou pelas Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Rua do Sol na noite do último sábado (1º) encontrou um cenário de completa bagunça. Lixo espalhado por todo o lado, um odor forte que era mistura de cerveja, suor e refrigerante. O furacão que tomou o Centro do Recife ontem se chama Galo da Madrugada e o seu rastro começou a ser desfeito por volta das 3h deste domingo. Uma equipe de garis e carros-pipa trabalham desde a madrugada para retirar toda a sujeira deixada pelos foliões.
Além do Galo, a equipe tambéma atuou no Bairro do Recife, com destaque para o Marco Zero. Com a ajuda de uma máquina de limpeza, os varredores deixaram o Recife Antigo limpo para o folião brincar durante este domingo. Hoje à noite, se apresentam Nação Zumbi e o homenageado do Carnaval do Recife 2014, Antônio Nobrega.
A Prefeitura do Recife informou que no serviço de limpeza serão empregadas duas varredeiras mecânicas, cinco sugadores de confetes e uma equipe de 1.330 profissionais de varrição.
Para todos os dias de Carnaval, as equipes da Emlurb utilizarão 55 veículos, entre caminhões, carros-pipa, compactadores de lixo, veículos de elevação e jatos de sucção. Para a coleta dos resíduos, em vários pontos da cidade estão disponíveis 268 contenedores (lixeiras grandes). Os profissionais irão utilizar para a limpeza das ruas cinco mil litros de detergente, 300 litros de creolina e 22.500 litros de essência de eucalipto. Após cada dia da programação de eventos, serão realizados mutirões de limpeza para deixar os polos prontos para foliões no dia seguinte.
O gari Gilberto Leão comentou que a sujeira deixada pelo Galo este ano pareceu menor que no ano anterior. "A gente já encontrou celular, camisinha suja, sandália. Todo ano isso fica assim", contou Gilberto. Quem passou pela Conde da Boa Vista e Guararapes em direção ao Recife Antigo na noite de ontem viu sacos gigantes cheios de lixo. Apesar da atuação de catadores de material reciclável, a bagunça prevaleceu. Não se sabe ainda a quantidade de lixo que já foi retirada das ruas.
Com a ajuda de um caminhão-pipa, os garis iam limpando a pista, as calçadas, restaurando a ordem da cidade. Ainda ontem, equipes de garis alinhavam vassouras e empurravam pilhas de lixo. A recomendação é que os foliões utilizem os coletores de lixo para evitar que a sujeira se espalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário