Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial terá atividades no Recife

Objetivo é debater condições de vida dos negros e políticas municipais e estaduais


20/03/2014 15:17 - Domingos Sávio, do FolhaPE

Nesta sexta-feira (21), data em que se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, duas ações promovidas pelo Governo do Estado e a Gerência de Promoção da Igualdade Racial do Recife e outra, de caráter independente e promovida por um conjunto de ONGs nacionais que lutam pelos direitos das mulheres negras, irão acontecer na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O objetivo das ações governamentais será discutir o enfrentamento do preconceito racial, as condições de vida e políticas públicas específicas para os negros. Já a ação independente, que será organizada pelo grupo Ativistas Negras de Pernambuco, irá focar na abordagem das condições de vida das mulheres no Brasil.
Confira o cronograma de atividades:
- Manhã
Café da manhã e roda de diálogo (ação governamental)
Local: sede do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepi)
Endereço: rua Sisgismundo Golçalves, s/n°, bairro do Carmo, em Olinda
Horário: 9h
Objetivo: Debater perspectivas para o enfrentamento do preconceito contra negros, ouvir relatos dos presentes e propor políticas públicas de igualdade racial, em nível estadual e municipal, para os afrodescendentes.
Coletiva de Lançamento da Marcha das Mulheres Negras (não governamental)
Local: sede do Instituto Feminista para a Democracia (SOS Corpo)
Endereço: Rua Real da Torre, n° 593, bairro da Madalena, Recife
Horário: 10h
Objetivo: Apresentar o plano de construção da “Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, Violência e Pelo Bem Viver”, que será realizada em várias cidades brasileiras no dia 28 de novembro de 2015, dia da “Mãe Negra”, e abordar o contexto das desigualdades raciais e de gênero em Pernambuco, no que diz respeito a retrocessos em direitos já conquistados e a necessidade de busca por novas garantias.
- Tarde
Palestra sobre políticas públicas para negros e pluralidades culturais e religiosas(Governamental)
Local: Auditório da Universidade Católica de Pernambuco
Endereço: rua do Princípe, n° 526, bairro da Boa Vista, Recife
Horário: 15h
Objetivo: Debater políticas estaduais e municipais para os negros e apresentar variações culturais e religiosas brasileiras. A palestra será ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Estudos da Cultura Afro-brasileira da Unicap, Padre Clóvis.
- Histórico
Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 mil pessoas realizavam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão com os lugares em que sua circulação era aceita quando, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid desferiu uma rajada de tiros nos manifestantes que culminou em 69 pessoas mortas e outras 186 feridas.
Anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU), em memória dos mortos, instituiu o dia como de luta pela eliminação da discriminação racial no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário