Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Homem cria “calçada ecológica” e salva árvores em Piracicaba

abr 9, 2013 por 
Para evitar o corte das raízes de árvores que estão na passagem dos pedestres, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, o restaurador de móveis Nestor Carlos dos Santos Filho, de 57 anos, desenvolveu uma “calçada ecológica”.
Foi em janeiro deste ano, que Santos Filho recebeu uma notificação da Prefeitura para despejar concreto na calçada, até então, feita com pedregulhos. Caso desrespeitasse o aviso, o restaurador seria multado. “Fui informado de que a legislação municipal não permitia uma calçada como a minha. Orientaram-me até sobre como retirar as raízes”, contou.

Santos Filho encontrou uma maneira de utilizar o concreto e, paralelamente, resguardar as árvores. Ele ainda explicou que, se cortadas as raízes, as árvores morreriam brevemente. Foi por isso, que pediu à Administração um tempo para encontrar a solução. “Desenhei um projeto na minha prancheta com a ajuda da minha esposa e enviei para a Prefeitura. Eles liberaram a obra e ficaram de vir aqui para conhecê-la”, relembra.
Arquitetada com concreto armado e algumas elevações para o espaço das raízes à mostra, a calçada tem uma rampa de 55 centímetros de altura em um dos pontos, e ainda conta com corrimões laterais em áreas de desnível. E para que o pedestre preste bem atenção onde pisa e ande em segurança, toda a extensão foi pintada na cor vermelha.
Cerca de R$ 4 mil foram gastos com a obra. “O preço para uma calçada normal não seria diferente. Acho que é uma questão de pensar em uma forma de não agredir a natureza. Como tenho conhecimento em engenharia e física, consegui projetar uma solução”, esclareceu.
Ações como a do senhor Nestor poderiam salvar outras inúmeras árvores e fazer um bem danado ao meio ambiente, não é verdade? Você conhece iniciativas parecidas? Conte-nos!
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário