Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

PMPE adota acompanhamento e nega ter feito escolta

Trabalho aconteceu de forma não planejada


20/03/2014 19:32 - Gabriel Accetti, da Folha de Pernambuco

No primeiro clássico realizado após a Justiça vetar o acesso das torcidas organizadas em estádios do Recife, o coronel Paulo Cabral, do Comando do Policiamento da Capital, avaliou como positivo o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). De acordo com Cabral, 217 torcedores que estavam causando desordem foram conduzidos para delegacias – no entanto, todos foram liberados.
Outro fato que chamou atenção foi o fato de a Polícia Militar ter monitorado de perto todo o deslocamento de um grande grupo de torcedores do Sport da Ilha do Retiro até o local da partida, já que costumeiramente esse tipo de “escolta” só é feito com integrantes de torcidas organizadas – que estavam proibidas.
“Observamos a ação de alguns torcedores sem uniformes e resolvemos fazer um acompanhamento. Não houve escolta, que é uma coisa programada. Quando acontece a escolta, realizamos reuniões prévias com torcedores, mas desta vez não teve nada disso. Sempre que a Polícia Militar observar, via câmeras espalhadas pela cidade, um grupo de torcedores que por ventura estiver gerando constrangimentos, iremos realizar a abordagem para disciplinar o deslocamento deles até o estádio. Disso, a PM não vai se abster”, afirmou Cabral.
Na opinião do coronel, a liminar expedida pelo juiz Edvaldo Palmeira, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que proíbe o acesso das organizadas, contribuirá bastante para melhorar a segurança em dia de jogos. “Acredito que isso vai ajudar a diminuir a violência. Mexe no bolso das torcidas, já que prevê multa (R$ 5 mil) em caso de descumprimento. A decisão também obriga as organizadas a cadastrarem seus torcedores. Quando se tira a indumentária, esses grupos perdem a força. Mas é necessário que existam medidas ainda mais fortes. Talvez a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) deva dar sua contribuição, assim como os clubes precisam se posicionar”, complementou Paulo Cabral.
O esquema de segurança para o clássico de domingo, entre Náutico x Santa Cruz, na Arena Pernambuco, deverá ser divulgado hoje. Mas na próxima terça-feira, de acordo com o coronel Paulo Cabral, a PMPE deverá se reunir para traçar novas estratégias para os jogos decisivos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. “Estamos sempre orientando nosso efetivo”, assinalou Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário