Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 1 de março de 2014

SDS monta centro de comando no principal polo do carnaval do Recife

Espaço vai receber imagens de 20 câmeras espalhadas no Bairro do Recife.
Central é operada pela PM, Polícia Civil, bombeiros e Guarda Municipal.

 28/02/2014 18h48

Do G1 PE
Do CCI, os comandantes das operações poderão falar diretamente com as equipes que estarão no Marco Zero (Foto: Débora Soares/G1)Do CCI, comandantes das operações poderão falar diretamente com as equipes que estarão no Marco Zero (Foto: Débora Soares/G1)
A Secretaria de Defesa Social (SDS) montou uma central de monitoramento ao lado do Marco Zero, principal polo do carnaval do Recife, para reforçar a segurança dos foliões. O Centro de Comando Integrado (CCI), instalado no Armazém 12, conta com seis televisores que vão receber imagens de 20 câmeras espalhadas pelo Bairro do Recife. Além disso, três holofotes foram colocados na área e serão usados para iluminar locais onde houver confusão, direcionando o posicionamento dos policiais.
O CCI funcionará 24 horas por dia, a partir da noite desta sexta (28) até a Quarta-Feira de Cinzas (5). A central será operada por dois policiais militares, dois civis e dois bombeiros. Eles serão os responsáveis por acionar equipes de plantão, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Municipal.
"Nós que trabalhamos com segurança pública temos uma verdadeira obsessão para que o folião e o turista venham para cá com segurança. Isso aqui serve como mais uma prevenção para que não ocorram delitos", disse o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti. Anteriormente, o plano da prefeitura era usar o espaço como camarote. "O prefeito tomou a decisão acertada de não usar esse espaço para os VIPs. Como a estrutura já estava montada, pensamos que aqui podia ser feito essa integração entre as forças", acrescentou Cavalcanti.
Coronel da PM afirmou que união das equipes irá tornar o atendimento mais rápido (Foto: Débora Soares/G1)Coronel da PM afirmou que união das equipes irá tornar o
atendimento mais rápido (Foto: Débora Soares/G1)
"A união desses órgãos no mesmo lugar é muito importante, pois agora vamos trabalhar em conjunto e não independentemente. Juntos podemos tomar decisões rapidamente e diminuir o tempo de atendimento à população", afirmou o coronel da Polícia Militar, Carlos Pereira.
O responsável pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), tenente-coronel Ricardo Fentes, lembra que a central será utilizada apenas para monitorar a área e que a população deve se dirigir à Delegacia de Rio Branco, próxima ao Marco Zero, para fazer boletins de ocorrência. "Aqui é como um centro de comando, apenas para as forças de segurança. Para registrar ocorrências, os foliões devem ir até a delegacia de plantão, mas ela fica aqui bem perto também. E, com esse centro, esperamos que quase ninguém tenha que ir para delegacia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário