Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TRADIÇÃO Queima da Lapinha encerra o ciclo natalino no Recife

Ritual ocorreu no Pátio de São Pedro. No Coque, Naná Vasconcelos iniciou a preparação para o

 Carnaval

Publicado em 06/01/2016, às 22h21

Do JC Online

Integrantes de 12 pastoris foram as responsáveis por levar a lapinha com folhagens da manjedoura de Jesus para ser queimada / Foto: Guga Matos/ JC Imagem


Integrantes de 12 pastoris foram as responsáveis por levar a lapinha



 com folhagens da manjedoura de Jesus para ser queimada



Foto: Guga Matos/ JC Imagem



Cristãos de todo o mundo deram adeus nesta quarta-feira (6), no Dia de Reis, ao ciclo natalino. No Recife, uma multidão tomou o Pátio de São Pedro, na área central da cidade,

para acompanhar a tradicional Queima da Lapinha, se despedindo dos festejos que homenageiam o nascimento do menino Jesus e dando as boas-vindas ao período carnavalesco, com a apresentação do bloco lírico O Bonde.

Integrantes de 12 pastoris foram as responsáveis por levar a lapinha com folhagens da manjedoura de Jesus para ser queimada. Na estrutura, como de costume, fiéis colocaram pequenos papéis com pedidos que desejam ver realizados em 2016.

“Todos os anos eu acompanho esse ritual. Este ano, no papel que coloquei na lapinha, pedi paz, saúde e que todas as coisas ruins do mundo sejam queimadas, ficando somente as boas”, disse a dona de casa Josefa Rufino, de 73 anos. 

O casal Ednaldo Marques, 76, e Tereza Cristina Cazeli, 60, foram com a amiga Miriam Soares, 53, acompanhar a queima. Além dos pedidos para o ano que se inicia, eles acreditam que a celebração é importante porque preserva nossa cultura popular.

“Sou da Iputinga (Zona Oeste do Recife) e, no meu tempo, a Queima da Lapinha ocorria todo ano por lá. Acho fundamental conservar essa tradição, tanto que depois que o ritual deixou de existir no meu bairro, tenho acompanhado sempre aqui no Centro”, comentou Ednaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário