Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2016

URBANISMO Instituto Arqueológico identifica nome de ruas com placas de azulejo

Dez painéis já foram instalados na cidade do Recife, com pequenas informações sobre a origem do logradouro

Publicado em 17/01/2016, às 08h38



Cleide Alves

cleide@jc.com.br

Localizada no bairro da Boa Vista, a Rua do Hospício ganhou esse nome por causa do convento onde frades se hospedavam / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem



Localizada no bairro da Boa Vista, a Rua do Hospício ganhou esse




 nome por causa do convento onde frades se hospedavam



Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Quem caminha sem pressa na cidade do Recife deve ter percebido, aqui e acolá, placas de azulejo bem delicadas afixadas em muros ou paredes para identificar nome de ruas. Identificar só, não. Os quadradinhos de cerâmica também informam a moradores e visitantes quem era a pessoa que batizou a via e a origem daquela denominação.

A ideia é do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e vem sendo colocada em prática desde meados de 2015. Por enquanto, há dez painéis instalados nos bairros das Graças, Espinheiro, Boa Vista e Santo Antônio, demarcando oito ruas. “Eu procuro o proprietário do imóvel, explico o projeto e peço autorização para colocar a placa”, diz o advogado e sócio do instituto Sílvio Amorim.


O texto gravado nos azulejos contém informações básicas sobre a pessoa ou o lugar, como se vê na Rua Marquês do Recife, em Santo Antônio, no Centro. Agora, o público está sabendo que o marquês se chamava Francisco Paes Barreto (1799-1848), era pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, grande proprietário de terras, ministro do Império e participou de vários movimentos políticos.

GALERIA DE IMAGENS

Instituto Arqueológico conta a história do Recife em placas de azulejo para identificação de ruas
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Reprodu%E7%E3o/internet
  • Reprodu%E7%E3o/internet
  • Reprodu%E7%E3o/internet
Próximas





“Trabalho aqui há 20 anos e não sabia quem era o Marquês do Recife, até colocarem a placa. Muito legal essa iniciativa. É uma coisa importante para a cidade”, declara o flanelinha Valmir Pereira de Lira. “Belíssima, interessante e informativa”, acrescenta Arlete Moreira, moradora do bairro do Espinheiro, na Zona Norte, referindo-se ao painel da Rua Barão de Itamaracá.

Antigo endereço do compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o popular Capiba (1904-1997), a Barão de Itamaracá presta homenagem a Antônio Peregrino Maciel Monteiro (1803-1860). O homem que virou nome de rua era médico, poeta, escritor e diplomata. E fundou a Sociedade de Medicina de Pernambuco.

“Todas as ruas do Recife deveriam ter uma placa assim, de bom gosto e que, ao mesmo tempo, ornamenta e educa. Esse projeto poderia ser estendido a outras áreas”, declara a fotógrafa Luciana Suassuna, ao comentar as peças colocadas nas Ruas da Amizade e das Pernambucanas, nas Graças. Nesses dois casos, apenas com o nome das vias, do IAHGP e do patrocinador.

APOIO
Sílvio Amorim avisa que o instituto pode providenciar o painel de azulejo para identificar qualquer rua da cidade. Mas não é a entidade quem banca a confecção. “Cada placa tem um apoio cultural, a pessoa ou empresa que financia a produção e a instalação. Estamos à espera de colaboradores para expandir o projeto”, declara. A pesquisa histórica é feita pelo IAHGP.

Criada em 1862, a entidade funciona no sobrado de número 130 da Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista. A via, no século 18, era um caminho na margem do Rio Capibaribe e a denominação está vinculada a um pequeno convento (hospício) onde frades se hospedavam, no passado. Todas essas informações estão no painel colocado na fachada do prédio, que também inclui a imagem do convento.

“É uma forma de embelezar a cidade e divulgar informações históricas e culturais”, diz Sílvio Amorim. Ele se inspirou em placas semelhantes que viu nas ruas de Lisboa e do interior de Portugal, em viagem ao país europeu. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo número 99133-7881.


Nenhum comentário:

Postar um comentário