Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

LA REPUBBLICA Prefeitura é dissolvida por vínculos com a máfia na Itália

Há 15 meses, uma operação da polícia conduziu à detenção de mais de 160 pessoas acusadas de pertencer à 'Ndrangheta

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 21/04/2016 17:28 

O governo italiano ordenou dissolver por vínculos com a máfia a prefeitura de Brescello, na região da Emília-Romanha (centro), conhecida pela filmagem da série Don Camilo e Pepón, que relata as aventuras de um padre de um povoado e do prefeito comunista. Foto: VALERY HACHE/AFP
O governo italiano ordenou dissolver por vínculos com a máfia a

prefeitura de Brescello, na região da Emília-Romanha (centro),

conhecida pela filmagem da série Don Camilo e Pepón, que relata as

aventuras de um padre de um povoado e do prefeito comunista.

Foto: VALERY HACHE/AFP
O governo italiano ordenou dissolver por vínculos com a máfia a prefeitura de Brescello, na região da Emília-Romanha (centro), conhecida pela filmagem da série Don Camilo e Pepón, que relata as aventuras de um padre de um povoado e do prefeito comunista.

A decisão foi tomada na quarta-feira durante uma reunião do gabinete de governo e afeta um município de uma região próspera, que foi governada por décadas pela esquerda italiana.

Segundo o diário La Repubblica, é a primeira vez que os governantes de um município de Emília-Romanha, região conhecida pelo alto nível de desenvolvimento agro-industrial, são acusados de manterem conexões com a máfia.

A localidade de Brescello, imortalizada pela série com Fernandel no papel de Don Camilo, é um pequeno povoado de 5.600 habitantes, dos quais 400 procedem da Calábria, no sul da Itália, o berço da 'Ndrangheta, a temida máfia calabresa.

Há 15 meses, uma operação da polícia conduziu à detenção de mais de 160 pessoas acusadas de pertencer à 'Ndrangheta, das quais uma centena residia em Emília-Romanha.

Segundo as autoridades locais, famílias de um conhecido chefe da 'Ndrangheta se estabeleceram em Brescello há vinte anos para investir em empresas locais de bens imóveis e firmas com interesses na adjudicação de obras públicas, conseguindo penetrar setores-chave da administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário