Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

ALERTA Prefeitura orienta recifenses a permanecerem em locais seguros por causa da chuva

Apac lançou aviso para chuva forte e intermitente no Grande Recife para as próximas horas

Publicado em 04/06/2013, às 19h19

Do JC Online

 / Foto: PCR/Divulgação

Foto: PCR/Divulgação

Nesta terça-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) enviou aviso de chuva forte na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata até esta quarta-feira, podendo chegar a 30 mm. À noite, após reunião na Prefeitura do Recife, o secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Adalberto Freitas, pediu para que os recifenses permaneçam em locais seguros, sobretudo os que moram em áreas morro.

A capital pernambucana conta com pelo menos 16 mil áreas de risco em morros espalhados pelo território municipal, sendo 3 mil deles de alto risco. "É recomendado que as pessoas procurem um lugar seguro, principalmente aquelas que residem em área de morro", reforça.
A prefeitura anunciou o reforços das equipes de monitoramento para as próximas horas, com dez equipes em alerta para possíveis ocorrências, envolvendo 30 profissionais e com o suporte de dez veículos. Ocorrências podem ser avisadas pelo número 0800 081 3400. A ligação é gratuita.
A CTTU tabém reforçou a operação no trânsito e vai manter o suporte durante esta quarta-feira, caso seja necessário. Já nesta terça, carros-guincho foram posicionados em locais que historicamente alagam: nas Avenidas Mascarenhas de Moraes e Recife (Zona Sul), Agamenon Magalhães e Avenida Norte (Zona Norte), Caxangá (Zona Oeste) e a Avenida Sul.

Houve pontos de alagamento em diversos pontos da cidade. O canal do bairro de Jardim São Paulo, por exemplo, transbordou e causou vários transtornos no bairro. Algumas ruas do local ficaram alagadas, impedindo a passagem de carros, e as pessoas não tiveram outra opção senão colocar o pé na água.
TEMPESTADE -  No último dia 17 de maio, o Grande Recife enfrentou uma tempestade que teve cerca de 142mm de chuvas. A precipitação provocou em oito horas alagamentos, queda de árvores, congestionamentos, deslizamentos de barreira e outros transtornos para a população.
Em Igarassu, foram registradas 75 ocorrências, sendo oito deslizamentos de barreira sem vítima. Por causa de transbordamento de canais, 52 pessoas ficaram desalojadas e 39 desabrigadas. Jaboatão dos Guararapes contabilizou três ocorrências de reposição de lonas. Já Olinda recebeu quatro pedidos de colocação de lonas e dois pedidos de vistoria em muro de arrimo. Teve ainda uma ocorrência de queda de árvore.
Paulista teve 43 ocorrências, das quais 40 solicitações eram de vistorias em barreiras com colocação de lonas plásticas e três quedas de árvores. No Cabo e em Ipojuca, a Defesa Civil contabilizou uma ocorrência de deslizamento de barreira sem vítima em cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário