O Governo de Pernambuco lançou edital com o objetivo de escolher a empresa que implantará dois aerogeradores no arquipélago de Fernando de Noronha, que, atualmente, é abastecido por um gerador movido a óleo diesel; o investimento será de R$ 550 mil, com recursos bancados pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, segundo a qual os aerogeradores responderão por 10% do consumo de energia dos prédios públicos da ilha
12 DE JUNHO DE 2013 ÀS 18:58
PE247 – O Governo de Pernambuco lançou edital com o objetivo de escolher a empresa que implantará dois aerogeradores no arquipélago de Fernando de Noronha, que, atualmente, é abastecido por um gerador movido a óleo diesel. O investimento será de R$ 550 mil, com recursos bancados pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, segundo a qual os aerogeradores responderão por 10% do consumo dos prédios públicos da ilha. Cada turbina poderá gerar até 50 mil quilowatts-hora por ano.
O Estado tinha a pretensão de implantar 13 aerogeradores no arquipélago, porém uma assessoria técnica do Executivo estadual mostrou que é possível gerar a mesma energia com apenas dois equipamentos. Além dessas turbinas, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está implantando em Fernando de Noronha duas unidades solares de pequeno porte para gerar energia a partir do sol, e que devem responder pelo equivalente a 10% de toda a energia utilizada no arquipélago. A primeira deverá ser concluída neste ano e a segunda em 2014.
Outra empresa que tem a pretensão de produzir energia limpa no arquipélago é a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A estatal já publicou um edital para selecionar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com este objetivo. Ao todo, a companhia recebeu 36 propostas e o resultado será conhecido no dia 20 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário