Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cursos da futura escola técnica federal de Igarassu foram escolhidos em audiência pública

Um dia especial para a juventude de Igarassu que contou com a presença de funcionários da Prefeitura e alguns estudantes


Uma ação do Governo Federal, que decidiu construir novas unidades do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) em mais 7 cidades no Estado até 2014, finalmente começa a se tornar realidade em Igarassu.

Um trabalho que iniciou no governo do então Prefeito Gesimário Baracho (2011), chegando a comprar um terreno às margens da BR 101, próximo ao Centro Mariápolis. Mas que por ainda se ter questões a serem resolvidas na justiça, e assim não se ter a escrituração do terreno, a Escola Técnica será construída em outro local, mesmo não sendo, segundo avaliação de alguns críticos, moradores e estudantes, o local ideal.

O terreno onde será feita a construção, foi doado pela Usina São José e fica logo após o Aterro Sanitário, em aproximadamente 20km do centro de Igarassu. Mas, segundo avaliação da Reitora do IFPE, Sra. Claudia Sansil, o local escolhido é fantástico e de fácil acesso.

O Prefeito Mário Ricardo (PTB), em seu discurso, também aproveitou para rebater as críticas sobre a distância do local. E disse que já baixou uma resolução onde determina que todos os estudantes da Escola Técnica Federal(IFPE) que sejam de Igarassu terão transporte gratuito. E disse ainda que existem momentos, em determinadas situações, que é preciso ter pulso firme e tomar as decisões que urgentemente são necessárias. Por isso que não discutiu com a população a escolha do terreno. Completou dizendo que o tempo estava ficando cada vez mais curto, podendo a Cidade ser penalizada com o cancelamento da vinda da Escola.

Dando continuidade, a Reitora participou aos presentes que existe a possibilidade do Instituto iniciar suas atividades já em 2014. Dependendo apenas de que o Município forneça um espaço que venha a funcionar como sede preovisária. E que inicialmente serão oferecidos dois cursos. Os quais serão escolhidos na Audiência Pública.

A Sra, Claudia também informou que fora feita uma pesquisa de demanda de empregabilidade para saber quais os cursos que seriam oferecidos. E que dessa forma elaboraram-se cinco eixos, o que resultou em cinco cursos técnicos para serem submetidos a escolha. Foram eles: Logística, Recursos Humanos, Informática para Internet, Química e Manutenção Automotiva.

Cedido espaço para debate, antes de se colocar em votação quais os cursos iniciais, a Professora da Cidade de Itapissuma, Glacinete, disse ter sentido falta de algum curso na área da agricultura, visto Igarassu ter a agricultura como uma de suas fortes vocações. A resposta da Professora veio dos Técnicos presentes, expondo que a razão maior de não ter nenhum curso voltado nessa área, se dá pelo fato do terreno cedido ser pequeno. Que seria preciso no mínimo um terreno 10 vezes maior do que a área doada em Igarassu.

Uma outra observação feita, veio do Arquiteto André Bezerra Lins. Ele questionou a ausência do curso de edificações. Visto o crescimento dos setores da construção civil estarem em grande expansão e que existe uma escassez de profissionais na área. Estando as empresas brasileiras precisando importar engenheiros e técnicos. Ressaltando ainda que toda esta região do Litoral Norte está em crescimento imobiliário. A resposta veio de um dos técnicos do IFPE, que disse concordar com o André, mas que o curso de edificações não apareceu na pesquisa. Mas que nada impede que no futuro esse curso esteja fazendo parte da unidade de Igarassu.

Finalizando a Audiência, foi feita a votação e os dois cursos que serão oferecidos a partir de 2014, caso a Prefeitura consiga um espaço provisório, serão o Técnico em Informática para Internet e o Técnico em Logística. E quando a estrutura da Escola estiver pronta, mais o Técnico de Química.

Por Marcello Santanna/ Jornal PE da Gente/ Foto: Ivanildo Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário