Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 15 de março de 2014

SERTÃO Salgueiro terá Plano de Gestão Hidroambiental

Chuvas registradas até fevereiro encheram pequenos açudes

Publicado em 15/03/2014, às 14h11

Do JC Online

SALGUEIRO – Localizado numa das áreas quentes e secas do Sertão Central, o município de Salgueiro (a 518 km do Recife) foi um dos poucos que registraram bom índice de chuvas até o final de fevereiro, o que garantiu o abastecimento de pequenos açudes. Agora, em parceria com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a prefeitura está lançando o Plano de Gestão Hidroambiental.

Segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Sá, num primeiro momento será feito um estudo de atualização do plano diretor. “O plano de gestão hidroambiental visa nortear ações práticas e planejadas para os recursos hídricos, infraestrutura urbana e meio ambiente, apostando no saneamento e no correto uso do solo, além de prever o combate à poluição”, disse. 

Na lançamento, semana passada, a diretora da Apac, Marisa Figueroa, apresentou o papel da agência criada há quatro anos para executar a política de recursos hídricos do Estado. “Salgueiro já tem Plano Diretor de Recursos Hídricos, elaborado em 2000. A ideia agora é abrir um novo olhar como se colocasse uma lente de aumento na questão ambiental”, comentou Marisa.

Ela lembrou que os empreendimentos que vieram na última década para o município produziram forte pressão sobre a infraestrutura, notadamente na zona urbana. O aumento da população (hoje estimada em 60 mil pessoas) gera problemas de mobilidade, segurança, saúde, habitação, poluição, entre outros.

No evento, o prefeito Marcones Sá, argumentou que a questão ambiental pode não estar na agenda do povo, mas o momento é de enxergar além e planejar o futuro. Serão realizada oficinas temáticas ao longo do semestre para dar suporte à elaboração do documento final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário