Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

AGENTES DA DITADURA: Ato denuncia presidente da CBF como mentor da prisão de Herzog


01.05.2013
Do blog VI O MUNDO, 
Por  Frente Nacional dos Torcedores, via e-mail


Parece que José Maria Marin, presidente da CBF e do COL-2014 (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014), não terá vida fácil nos próximos meses.

Tudo começou quando o senhor Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, apontou o chefe do futebol brasileiro como mentor da prisão de seu pai, que resultaria em tortura e morte nos porões da ditadura militar. Longe de ser vazia, a denúncia foi contemplada pelo histórico dos discursos do então deputado paulista da Arena (partido de sustentação do regime militar).

Assim, Ivo Herzog passou a coletar assinaturas pedindo a saída imediata de José Maria Marin dos cargos máximos do futebol brasileiro e da Copa do Mundo 2014.

Com o avanço das assinaturas, parlamentares, ex-jogadores e personalidades passaram a apoiar essa causa, também, muito em decorrência do desgaste público da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e da lembrança do episódio envolvendo Marin e uma medalha.

Paralelamente, com o ingresso da Frente Nacional dos Torcedores, movimento que luta por mudanças no futebol, e que liderou o processo de queda do último presidente da CBF (Ricardo Teixeira), a campanha passou, de fato, a ganhar corpo popular.

A Frente Nacional dos Torcedores, na busca pelo futebol justo, democrático e popular, defende a campanha “Fora Marin! Regulamentação Desportiva JÁ!”. Pois, além da particular incompatibilidade entre a democracia e um defensor da ditadura, o movimento entende, igualmente, que a representação de Marin no comando da CBF é ilegítima.

Para a Frente Nacional dos Torcedores, a CBF não pertenceria a um grupo de cartolas, mas, sim, ao Brasil; bem como afirmam o futebol como um bem do povo. Para tanto, o movimento sustenta a tese da regulamentação desportiva para que haja controle de transparência (fiscalização), democracia, moralidade, publicidade, espírito educacional, função social, justiça e popularização na organização do esporte. A regulamentação desportiva está proposta na PEC 202/2011, de autoria do movimento, em trânsito no Congresso Nacional.

O ato de lançamento da campanha “FORA MARIN! REGULAMENTAÇÃO DESPORTIVA JÁ!” será dia 03 de maio (sexta) às 18hs 30min na ABI (Associação Brasileira de Imprensa – Rua Araújo Porto Alegre, 71, sétimo andar, centro, Rio de Janeiro).

O calendário nacional dos protestos da campanha será apresentado nesse ato político. A Associação Brasileira de Imprensa defende a campanha, e apoiou a causa com a reserva do espaço gratuitamente.

Foram convidados:

Deputado Federal Romário
Deputado Federal Molon
Deputado Federal Fernando Ferro
Deputado Federal Chico Alencar
Deputado Federal Jandira Feghali
Vereador de Porto Alegre Alberto Kopittke
Deputada Estadual Janira Rocha
Ivo Herzog (filho de Vladimir Herzog)
Raul Milliet (historiador, sobrinho de João Saldanha)
Afonsinho (ex-jogador)
Carlos Lessa (economista, ex-presidente do BNDES)
Kátia Bagnarelli (última esposa de Dr. Sócrates)
ABI
Sindicato dos Jornalistas
OAB/RJ
Grupo Tortura Nunca Mais
Levante Popular da Juventude
João Hermínio Marques (presidente da Frente Nacional dos Torcedores)

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário