Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2014

Recife, 12 de Abril de 2014 Aumentar fonte Diminuir fonte

Recife, 12 de Abril de 2014Aumentar fonteDiminuir fonte

Por Jamildo Melo, editor do blog
O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau acaba de concluir a primeira pesquisa de intenções de voto sobre as eleições estaduais de 2014.
O levantamento mostra que o senador Armando Monteiro Neto, do PTB, saiu na frente na corrida eleitoral deste ano em Pernambuco. O petebista tem 39% das intenções de voto, nas pesquisas estimuladas.
A pole position do senador do PTB, eleito em 2010 na chapa majoritária do socialista Eduardo Campos, já era esperada.
O economista Maurício Romão, um dos coordenadores do levantamento, observa que Armando Monteiro saiu na frente porque há pelo menos um ano é pré-candidato, além de ser um parlamentar bastante efetivo e atuante. “Como já conta com uma visibilidade midiática muito forte, a dianteira já era esperada. Armando Monteiro Neto ainda pode crescer mais, pois no levantamento mostra uma força no Recife, com 38% das intenções de voto”.
A grande surpresa deste primeiro levantamento da Nassau, entretanto, é o desempenho do candidato socialista Paulo Câmara, ex-secretário da Fazenda de Eduardo Campos. O socialista, que nunca disputou uma eleição, aparece com 12% das intenções de voto, nas pesquisas estimuladas.
34% dos entrevistados disseram que vão votar, branco, nulo ou em ninguém. Outros 15% afirmaram não saber ou não responderam.
“O desempenho surpreendeu a gente. O patamar é elevado e expressivo. Em retrospecto, em 09 e 10 de julho de 2012, a pesquisa IPMN sobre as eleições municipais do Recife Geraldo Júlio tinha 6,8%, Humberto Costa 36%, Mendonça Filho 21% e Daniel Coelho 6%”, compara Maurício Romão.
“Em uma primeira pesquisa de opinião de 2008, da O&M, João da Costa tinha 4,3% e Cadoca 30%. Não quer dizer que todas as eleições seguem um mesmo padrão, mas este desempenho inicial mostra que Paulo Câmara tem grandes possibilidades. Na cidade do Recife, o socialista já tem 23% das intenções de voto”, diz.
michele
Em
um segundo cenário, com pesquisa estimulada, em que o nome da missionária Michele Collins, do PP, é apresentada como terceira opção, ao lado de Armando Monteiro Neto e Paulo Câmara, o socialista ainda sobe um ponto, atingindo 13%, o petebista não muda suas intenções e a vereadora do Recife pelo PP pontua com 3%. O baixo desempenho da evangélica, a se confirmar nos próximos levantamentos, pode acabar ajudando na travessia do PP para o palanque do senador Armando Monteiro Neto.
Neste cenário, brancos, nulos e nenhum dos candidatos soma 29%, enquanto 16% não sabem, não responderam.
Paulo Câmara é ajudado por uma série de fatores, como a boa avaliação do governo Eduardo Campos, uma penca de prefeitos aliados da gestão socialista, além de um exército de candidatos proporcionais que já estão pedindo votos para a chapa socialista.
Os números da pesquisa mostram que o petebista colhe os resultados de estar há mais tempo na estrada. Quando perguntados sobre que candidato o entrevistado mais tinha ouvido, assistido ou lido notícias nos últimos dias, Armando Monteiro é a resposta para 41% das respostas. Paulo Câmara tem apenas 10% neste quesito. Collins, só 3%. Nenhum deles teve 32% e não sabe não responder chegou a 14% das respostas.
Por região, o petebista aparece com a maior intenção de voto no sertão, com 51%. Justamente a mesma região em que Paulo Câmara tem a sua pior intenção de voto, com 5%.
A menor intenção de voto do petebista está na região do São Francisco, com 32% das intenções de voto. Nesta mesma região, Paulo Câmara detém 10% das intenções de voto.
Pesquisa espontânea
O senador Armando Monteiro Neto também lidera a pesquisa espontânea. De acordo com os dados da pesquisa da Nassau, se a eleição fosse hoje, o petebista teria 21% dos votos.
Neste cenário, com a introdução de nomes como Eduardo Campos (com 9%) e Dilma (com 2%), o socialista Paulo Câmara cai para 8% das intenções de voto. 19% dos entrevistados declararam que votariam em branco, nulos ou em ninguém. Outros 38% afirmaram não saber ou não responderam.
Dados técnicos
A amostra realizada pelo Instituto Maurício de Nassau foi encomendada pelo Portal Leia Já e publicada em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação>
Foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob os números PE-00002/2014 e BR-00071/2014, no dia 3 de abril do corrente ano. As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 de deste mês, após o prazo final para desincompatibilização (5 de abril).
Ao todo, 2.448 pessoas residentes em Pernambuco foram consultadas. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada em dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No universo de entrevistados, 53% foram do sexo feminino e 47% masculino. Quanto ao grau de instrução, o maior percentual (38%) foi entre aqueles que tinham o ensino médio completo ou superior incompleto. O menor (6,6%) foi entre os que tinham superior completo.
Em relação à renda individual, a maior parte das pessoas consultadas ganhava até um salário mínimo (47,7%). O menor, acima de cinco (1,8%). Quanto ao perfil empregatício, os empregados com carteira assinada foram maioria (32,2%). Predomina no universo de entrevistados a classe C 1 e 2 (58,5%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário