Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Secretariado de João Lyra terá rodízio

Nomes devem ser anunciados até a próxima sexta-feira (4)


02/04/2014 09:00 - Carol Brito, da Folha de Pernambuco


Com a missão de assumir os últimos nove meses da administração socialista, o vice-governador João Lyra Neto (PSB) promoverá mudanças para dar uma outra cara à nova fase da gestão, a partir da próxima sexta-feira, quando receberá o cargo de Eduardo Campos (PSB). Assim como o próprio Campos promoveu um rodízio no núcleo duro do secretariado, ao assumir o segundo mandato em 2010, o seu sucessor pretende fazer o mesmo para reoxigenar a máquina estadual. Ontem, João Lyra conversou com quatro nomes cotados e Eduardo Campos com três. As articulações dos nomes estão sendo feitas de forma conjunta pelas lideranças.
O ainda vice-governador aguarda quem o governador escolherá para trabalhar na sua campanha presidencial e os nomes que o pré-candidato a governador socialista, Paulo Câmara, quer na equipe. Os secretários-executivos da Fazenda, José Neto; da Agricultura, Aldo Santos (PSB); e da Saúde, Antônio Figueira, ainda não tiveram seus papéis definidos, o que embaralha os cenários.
Estaria sendo cogitada a ida de José Neto para a pasta de Administração e o deslocamento do atual titular, Décio Padilha, para Fazenda. No entanto, resta saber se Neto, que é muito próximo a Paulo Câmara, irá trabalhar ou não na campanha estadual. Umnome forte que permanecerá na gestão com força é o do secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, mas ele pode ser deslocado de função. O comando da Educação também pode ser alvo de troca.
Outros aliados dados como certos no novo modelo do escalão estadual são os do presidente do Lafepe, Luciano Vasquez (Casa Civil); o administrador de Fernando de Noronha, Romeu Baptista (Governo); e o chefe de Gabinete da Vice-governadoria, Rubem Júnior (PTN, chefe de gabinete). Vasquez estava com Lyra, no lançamento do livro “1964: o julgamento de Deus”, de José Nivaldo Júnior, ontem. O jornalista Ciro Carlos Rocha surge como nome forte para a Secretaria de Imprensa, enquanto o jornalista Ivan Maurício pode ficar com a secretaria-executiva de Comunicação, que é lotada na Casa Civil e é responsável pelos contratos de publicidade do Governo.
A lista dos cotados segue com o arquiteto Roberto Freitas e o ex-governador Joaquim Francisco (Cidades) e José Bertotti (atual executivo de Ciência e Tecnologia). O vice-governador ficou de ter uma conversa com o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), para a indicação de um sucessor na pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário