Produto mais importante da Páscoa fica mais salgado e pesa no bolso dos consumidores
Publicado em 22/03/2016, às 17h02
Expectativa é de queda de até 20% nas vendas em comparação ao ano passado
Foto: Fernando da Hora/ JC Imagem
Do JC Online
"No ano passado, faltando só esses dias para a Páscoa, isso aqui ia estar cheio de gente. Ia faltar peixe
para quem quisesse", compara o vendedor Cosme Ferreira Júnior, que tem uma banca no Mercado de
São José, Centro do Recife. Ele chegou a encomendar mil quilos de diferentes tipos de peixe e até
ontem só tinha vendido 400 quilos. "O pessoal nem está reclamando, já sabiam que ia estar mais
caro", diz.
Os mais procurados no local são o albacora - que passou de R$15 para R$18 o quilo na comparação
entre o ano passado e este ano - e a corvina - subiu de R$13 para R$15 o quilo. Apesar de mais cara,
a cioba não saiu da cesta de Páscoa da técnica de enfermagem Jéssica Xavier, 26 anos. "Até
pensamos em comprar outro tipo, mas é só uma vez no ano. Resolvemos manter a tradição. O jeito é
comprar menos", afirma. Para casa ela levou 1,5 quilo do peixe por R$ 42.
Pela pesquisa da FGV/Ibre, o produto que sofreu maior aumento foi o bacalhau, 30,73% mais caro;
seguido do vinho (28,3%) e do azeite (25,07%). Os que apresentaram os menores percentuais de
aumento foram os pescados frescos (8,47%), atum (4,54%) e sardinha em conserva (4,44%).
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