Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO Professores de Caruaru vão parar por 2 dias

Publicado por José Accioly,


Professores da rede municipal de ensino de Caruaru decidiram por paradas alternadas de dois dias por semana – nas terças e sextas-feiras. Nestes dias, serão realizados atos de protesto pela sanção do Projeto de Lei proposto pelo Executivo municipal para implantação da Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), entre outros assuntos. De acordo com o registro da ata da assembleia, mais de 400 professores participaram do encontro, na última sexta-feira (22).
Na ocasião, os professores aprovaram um voto de repúdio ao vereador e líder do governo, Demóstenes Veras (PSD). O pessedista propagandeou a defesa do PL da prefeitura para aprovação no Legislativo municipal em que implanta um PCCV que desagrada a categoria. Outra proposta foi decretar greve por tempo indeterminado. Após a assembleia em que decidiram por paralisações alternadas, os professores da rede municipal saíram em passeata de protesto pelas ruas do centro de Caruaru.
O Conselho Municipal de Educação distribuiu nota de repúdio contra a decisão do prefeito José Queiroz (PDT). Confira o texto:
O Conselho Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais (Lei nº 5.168, de 04/02/2012 – Artigos 1º e 2º), vem em público repudiar os atos autoritários cometidos pela Prefeitura de Caruaru, através dos quais ela viola direitos e ofende a vida democrática, desconsiderando as instituições representativas da sociedade civil e da categoria de professores municipais, em particular. Referimo-nos:
1. A aprovação da Lei que regulamenta o Sistema de Ensino em Caruaru, publicada no Diário Oficial do Município de Caruaru nº 062 (06 a 12 de fevereiro de 2013), Lei nº 5265, de 06 de fevereiro de 2013, sem que a mesma tenha sido discutida ou aprovada nas instâncias legais do Conselho Municipal de Educação, e sem que este tenha sido informado;
2. Ao encaminhamento do PCC à Câmara de Vereadores, sem que o mesmo tenha sido discutido e construído com as representações docentes do município, sem a participação do CME em qualquer momento da discussão;
3. A lista tríplice na eleição de gestores proposta pelo Gestor do Município, repudiamos, na medida em que não combate o clientelismo e mantém os educadores ligados aos currais eleitorais tradicionais.
Compreendendo que a construção de uma sociedade democrática é tarefa de todos, repudiamos veementemente quaisquer atos autoritários de quaisquer poderes que violem direitos, que atropelem a necessária discussão da sociedade sobre seus destinos e que venham a ferir o Estado de Direito. Solidarizamo-nos com todos aqueles que sonham com uma Educação Democrática que respeite a participação de todos e renegue condutas autoritárias.
Ato de Repúdio aprovado pelos Conselheiros na reunião do Conselho Municipal de Educação de Caruaru, em 21 de fevereiro de 2013.
Wilson Rufino da Silva
Presidente do Conselho Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário