Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mundo ESCLARECIMENTO Bento XVI estuda publicar documento que pode antecipar Conclave


Vários cardeais já expressaram sua vontade de antecipar início da escolha do novo papa



AGÊNCIA BRASIL

EFE
"Motu Proprio" detalharia alguns pontos da Constituição Apostólica sobre Conclave
CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI está estudando a possibilidade de publicar um "Motu Proprio" (documento papal) para detalhar alguns pontos da Constituição Apostólica sobre o Conclave, disse nesta quarta-feira (20) o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi em entrevista coletiva.
O documento de iniciativa papal para modificar questões normativas da Igreja poderia permitir aos cardeais antecipar o Conclave.
Segundo a Constituição "Universi Dominici Gregis", o Conclave deve começar 15 ou 20 dias após o Trono de Pedro ficar vago pela morte ou renúncia do pontífice.
Nos últimos dias, vários cardeais expressaram sua vontade de antecipar o início do Conclave, já que Bento XVI anunciou sua renúncia no dia 11 de fevereiro e essa será tornará efetiva no dia 28 às 20h (hora local).
A eventual antecipação do Conclave, graças à intervenção "na última hora" do papa, poderá ser estabelecida pelos cardeais reunidos em congregação geral no início da chamada "Sé Vacante", ou seja, o período que começa quando o papa renuncia e o camerlengo - o cardeal Tarcisio Bertone - assume o governo temporário da Igreja.
São esperados 117 cardeais para os trabalhos do Conclave na Capela Sistina até que a "fumaça branca" anuncie o "habemus papam", ou seja, que os clérigos elegeram o sucessor de Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário