Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MERCADO Guerra dos smartphones top de linha chega ao País em disputa acirrada


Briga deve girar em torno dos consumidores que já possuem aparelho do gênero

AGÊNCIA ESTADO
Os smartphones têm abocanhado uma fatia cada vez maior do mercado brasileiro de celulares, e os maiores fabricantes mundiais trazem para o País uma disputa acirrada que já travam lá fora: a dos aparelhos top de linha.
Na semana passada, Samsung, Nokia e BlackBerry apresentaram no Brasil seus novos aparelhos. Todos têm preço salgado - o mais barato fica em R$ 899. A disputa a ser travada é basicamente pelo consumidor que já é dono de um smartphone, entende o que é sistema operacional e quer trocar o aparelho atual por um mais potente.
A briga é por um mercado em forte expansão no País. Em 2010, 11 em cada 100 celulares vendidos eram considerados smartphones, segundo a consultoria Gfk. São aparelhos que apresentam recursos inexistentes nos celulares básicos, como interface de usuário mais elaborada, acesso à web e câmera melhor. Em dezembro de 2012, essa proporção subiu para 37%. E a Samsung já aposta que essa fatia será de 50% no último trimestre de 2013.
"Estamos caminhando para o amadurecimento do mercado brasileiro de smartphones", diz Cláudia Bindo, gerente de telecomunicações da Gfk. Nessa batalha, um dos desafios é convencer o usuário de que a plataforma embarcada em seus aparelhos é a melhor.
Hoje, quem lidera no País é o Android, sistema do Google que está presente em dispositivos de várias marcas (como Samsung, Motorola e Sony) e respondeu por cerca de 80% das vendas de smartphones em 2012. Mas há outros novos - e completamente diferentes - que têm recebido de especialistas críticas positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário