Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Interior CARUARU Operação Clone desarticula quadrilha de roubo de veículos


Grupo, que contava com 19 integrantes, também atuava nas cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, na Paraíba


HENRIQUE FERREIRA, com informações de LÍVIA MOTA, da Folha de Pernambuco


A Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, deflagraram, na manhã desta quarta-feira (20), a operação Clone, na cidade de Caruaru, Agreste Pernambucano. Durante a ação, foram presas 12 pessoas suspeitas de participarem de uma quadrilha que roubava veículos e realizava adulteração dos carros, além do uso e fabricação de documentos públicos falsos. O grupo, que contava com 19 integrantes, também atuava nas cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, na Paraíba.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Márcio Cruz, das 19 pessoas, sete já haviam sido presas em outras ocasiões, sendo que cinco delas participavam do esquema dentro da prisão. “Estes cinco homens eram os coordenadores do bando e atuavam como mandantes”, explicou.
Ainda de acordo com Cruz, a quadrilha era muito bem organizada e funcionava por setores, da seguinte forma; seis pessoas ficavam responsáveis por roubar os veículos. Depois de realizado o roubou ou o furto, os carros eram encaminhados para mais duas pessoas, que faziam a adulteração dos chassis. Logo após, o veículo era enviado para um homem que fabricava uma nova placa. Fora isso, existia um responsável pela contabilidade do grupo e outro que era perito em informática. O restante ficava incumbido de entrar em contato com os compradores, entre eles, duas mulheres que eram esposas de membros da quadrilha.
“Os compradores escolhiam os veículos, muitas vezes carros de luxo, e eles mandavam roubar. O negócio foi ficando cada vez mais forte e rentável e isso chamou a atenção da polícia. Acreditamos que eles faturaram muito dinheiro, já que a demanda era grande e os carros eram repassados com valores muito abaixo do mercado”, informou o delegado.
Os nomes de todos os envolvidos no esquema serão divulgados em uma coletiva na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), às 8h desta quinta-feira. Os homens foram encaminhados para a penitenciária Juíz Plácido de Souza, em Caruaru. Já as mulheres seguiram para a Colônia Penal Feminina, em Buíque. Todos foram autuados por roubo e adulteração de veículos.
Ao todo, 100 civis e 40 policiais militares de Pernambuco, além de 15 policiais da Paraíba, participam da ação. As medidas cautelares foram expedidas pelo juíz de direito da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru. A Operação Clone durou cerca de sete meses e foi conduzida pela Delegacia de Polícia da 90ª Circunscrição de Caruaru (3ª Delegacia de Caruaru).

Nenhum comentário:

Postar um comentário