Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Missa de Lava-pés será celebrada na Funase


Celebrações eucarísticas seguem até o próximo domingo


Wellington Silva, da Folha de Pernambuco



Páscoa, momento de reflexão e conversão, quando os cristãos relembram os últimos instantes de Jesus. Dando continuidade às celebrações da Arquidiocese de Olinda e Recife que remetem à ressurreição de Cristo, pela primeira vez, o arcebispo dom Fernando Saburido realiza, nesta quinta-feira (28), a Missa da Ceia do Senhor - Lava-pés, na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima. O religioso também preside as festividades da Semana Santa na Catedral da Sé, em Olinda.
Paullo Allmeida/Arquivo Folha
Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, repetirá o gesto de humildade de Jesus, às 15h
As celebrações eucarísticas desta quinta-feira serão duas. A primeira se trata da Missa dos Santos dos Óleos, que acontece às 9h, na Igreja da Sé. Na ocasião, todo o clero e dom Fernando Saburido reúnem-se para abençoar o óleo feito de oliveira. A substância será utilizada durante todo o ano nas 109 paróquias da arquidiocese na administração dos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos. Nessa mesma celebração será feita a renovação dos votos sacerdotais.
A partir das 15h, dom Fernando inicia a Missa da Ceia do Senhor, na Funase. O religioso repetirá o gesto de humildade de Jesus Cristo e lavará os pés de 12 internos da unidade. “Este ano o tema da Campanha da Fraternidade é Juventude, por isso, pensamos em fazer a missa na Funase. Queremos levar uma palavra de testemunho para os jovens infratores e esperamos que esse gesto profético e repleto de simbolismo os leve a pensar sobre suas vidas”, explicou o religioso.
O Lava-pés também acontece na Catedral da Sé, assim como nas paróquias da arquidiocese. Em Olinda, será presidida pelo monsenhor José Albérico de Almeida, a partir das 17h. Já na Sexta-Feira Santa, único dia do ano em que não se realiza missa em nenhuma Igreja Católica, acontece a Celebração da Paixão. A partir das 15h, a Igreja realiza uma liturgia composta por Celebração da Palavra (Leituras de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão dos fiéis. Em seguida, os fiéis participam da Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Sítio Histórico de Olinda.
No Sábado de Aleluia os fiéis participam da Vigília Pascal, às 20h, que é antecedida pela bênção do fogo e do Círio Pascal, representando a luz de Cristo. As portas da Igreja permanecem fechadas e as luzes apagadas. Durante a celebração, os católicos renovam as promessas do batismo. Logo após, a missa segue os ritos tradicionais. “A Páscoa é a celebração do ano litúrgico que vivemos os mistérios da Igreja: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Por isso, acho importante que todos participem das celebrações”, acrescentou Saburido.
Para finalizar, no Domingo de Páscoa, dom Fernando Saburido celebra missa, às 9h. A partir deste dia a Igreja inicia o período Pascal com duração de 50 dias, encerrando-se com a Festa de Pentecostes, em 19 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário