Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dois novos trens são testados para funcionar na Linha Sul


Esse são os primeiros de um total de 15 que devem ser liberados durante este ano


28/03/2013 13:58 - Postado por Danúbia Julião, com informações da assessoria

Nathália Bormann/Folha de Pernambuco
Veículo terá sistema de TV, painéis de aviso dinâmico e de sonorização, além de ambiente climatizado
Dois novos metrôs são testados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Eles circularão na Linha Sul, que faz Recife/Cajueiro Seco. Esses veículos são os primeiros de um total de 15 que devem ser liberados durante este ano. A previsão é que até dezembro a nova frota esteja em operação.
Nesta fase dos testes os trens têm a sua operação monitorada por técnicos, que realizam os ajustes operacionais e avaliam os sistemas de interface com os passageiros, tais como: sonorização, intercomunicadores, sistema interno de TV e sistema de abertura e fechamento de portas.
Os vagões são climatizados com sistema de ar-condicionado. Eles têm uma velocidade maior e a consequente redução no tempo de viagem, além de diminuição de consumo de energia de tração em cerca de 30%.
Além disso, os veículos possuem rampa e espaço para cadeirantes, bancos preferenciais para deficientes, idosos e obesos; sinalização para deficientes auditivos e visuais e sistema de comunicação entre usuários e operador do trem. Um sistema de câmeras de monitoramento com gravação.

Os usuários contarão com um sistema de TV, painéis de aviso dinâmico e de sonorização, para facilitar a obtenção das informações operacionais, entretenimento e notícias. A informação da localização das estações será fornecida via GPS.
As portas também apresentam mudanças. Irá permitir a abertura individual nos horários de baixa demanda, o que agiliza o embarque e o desembarque dos passageiros, além de economizar energia. Os usuários vão poder transitar dentro do trem, de um carro para o outro, distribuindo melhor a ocupação dos espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário