O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esteve presente no encontro
Publicado em 20/03/2013,
Do JC Online
Com informações da repórter Amanda Tavares
Representantes da Igreja Católica e de diversas entidades não-governamentais entregaram, na tarde desta quarta-feira (20), aos governos federal e estadual, um documento com diretrizes para a convivência com o semiárido.
Formulado pela sociedade civil, o documento propõe a implantação de políticas públicas que ajudem a amenizar os problemas provocados pela maior seca dos últimos 40 anos. Entre as sugestões, a constituição de um conselho nacional para a gestão da política de convivência com o semiárido, a criação de um fundo nacional com recursos do Orçamento Geral da Uniãoo mapeamento da infraestrutura hídrica dos municípios e a democratização do acesso à água.
O encontro foi realizado durante toda a tarde, na Universidade Católica de Pernambuco, bairro da Boa Vista, área central do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, participou da entrega do documento, junto com outros integrantes da Igreja. "Muitos municípios se encontram em situação de gravidade extrema, com pessoas bebendo água num estado em que até os animais estão rejeitando. Os bichos estão morrendo. Temos que pensar em alternativas para amenizar esses problemas", salientou Saburido.
Representantes de entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Cáritas Brasileira e Central única dos Trabalhadores (CUT) estiveram presentes. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, recebeu o documento representando o governo do Estado. Pelo governo federal, recebeu as diretrizes o coordenador de Políticas Públicas para o Semiárido, Jerônimo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário