Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

RECIFE Câmara convoca Celpe para explicar apagões no Recife


Publicado por José Accioly, em 12.03.2013 às 15:58
O vereador Jayme Asfora realiza nesta quarta-feira (13), às 10h, na Câmara do Recife, uma audiência pública com o objetivo de discutir medidas para acabar com os problemas de fornecimento de energia por parte da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na cidade. De acordo com Asfora, a prestação do serviço há muito vem se caracterizando por falhas como a falta de investimentos na expansão do sistema, o mau atendimento aos consumidores e o não cumprimento dos índices de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no que diz respeito à frequência com que ocorrem as faltas de energia e também as durações das mesmas.
“As constantes interrupções no fornecimento de energia atrapalham muito a vida dos cidadãos e causam prejuízos financeiros e danos para pessoas físicas e jurídicas. Na mesma medida em que trabalhamos para o desenvolvimento da nossa cidade e para a atração de novos investimentos e eventos, é preciso ter a garantia de que uma questão tão básica como o fornecimento de energia não tenha falhas que comprometam o dia a dia e a própria vida das empresas e trabalhadores”, cobrou o vereador.
Segundo Jayme Asfora, como os casos vêm se repetindo, é dever da Celpe – empresa que presta um serviço público delegado pela União – fornecer à sociedade informações sobre o que vem sendo feito para garantir que essas situações não se repitam. Podem ser solicitados o plano de investimentos na rede de transmissão; os recursos empregados na manutenção das subestações e linhas e transmissão; o tempo médio de atendimento dos chamados em casos de interrupção; a capacidade de atendimento do seu call center; entre outras. “A Celpe terá que comprovar, por meio de documentos, os seus planos para que resolver essa situação. A partir daí, vamos acompanhar e fiscalizar e convocar a empresa sempre que acharmos necessário. A população não pode mais ficar à mercê desses apagões”, conclui o vereador.
Estão confirmadas as presenças dos presidentes da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, e da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), Roldão Joaquim; do professor da Universidade Federal de Pernambuco, Heitor Scalambrini Costa, da coordenadora da Associação em Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), Rosana Grimberg, e do presidente do Instituto Ilumina, José Antônio Dias Feijó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário