Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Amazônia ONGs para salvar ONGs


Por Thiago Foresti
Há quase tantas ONGs na Amazônia quanto permite a biodiversidade da maior floresta do planeta. Segundo o ­IBGE, são 27,9 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos em atuação no bioma. Juntas, empregam por volta de 110 mil funcionários. Tanta gente empenhada em proteger a floresta, seus animais e habitantes leva a supor que os brasileiros e o restante dos habitantes da Terra podem dormir sossegados. Não é bem assim.
O charme de apoiar ações socioambientais na Amazônia levou centenas de organismos financeiros e fundos internacionais a despejar bilhões de dólares na região nas últimas décadas, mas boa parte desses recursos tem sido aplicada sem planejamento. As consequências? Desperdício de dinheiro em projetos de resultados duvidosos e informações perdidas no espaço.
Sozinhas, muitas instituições não conseguem dinheiro ou disseminar as informações e iniciativas. Foto: Vanderlei Almeida/AFP
Sozinhas, muitas instituições não conseguem dinheiro ou disseminar as informações e iniciativas. Foto: Vanderlei Almeida/AFP
A oferta de dólares (e euros) alimenta a proliferação de organizações. Há desde pequenas estruturas, mal-ajambradas e sem projetos consistentes, até as chamadas King ONGs, com capacidade de geração de caixa de fazer inveja a grandes empresas comerciais. De um lado ou de outro, são poucas, porém, aquelas que conseguem realmente disseminar suas ações e modificar o ambiente no qual atuam. “Podemos contar nos dedos quem produz informação qualificada e consegue difundir isso”, diz Marcia Soares, gestora de informação do Fundo Vale.
Para complicar, assuntos polêmicos dividem a opinião de quem trabalha com o tema ambiental na Amazônia. O principal deles é o REDD+, um mecanismo que pretende levar nações desenvolvidas a pagar pela manutenção da floresta em pé e que coloca, de um lado, ONGs que são contra a “mercantilização da natureza” e, do outro, as que acreditam numa “solução econômica” para a floresta.
“É um debate acalorado, com visões bem diferenciadas, mas serão as experiências concretas de REDD+ que vão fazer a discussão e as compreensões avançarem. O consenso num tema como esse nem é desejável”, diz Sergio Guimarães, coordenador da Articulación Regional da Amazonía (ARA), rede de 51 organizações formada pelos países sul-americanos alcançados pela floresta.
A ARA é um exemplo de rede formada para unir o trabalho de entidades. Criada com o apoio da Fundação Avina em 2007, a rede promove ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à conservação da floresta. Em 2011, lançou um relatório inédito sobre a Amazônia e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um conjunto de oito metas traçadas pelas Nações Unidas. Guimarães acredita que só o trabalho em rede pode suprir o desafio ideológico e financeiro. “É fundamental se unir em redes, graças à dimensão do problema. Não existe organização ou instituição que, sozinha, possa fazer frente aos desafios amazônicos. Daí a necessidade de se trabalhar em conjunto.”
Outra rede mais antiga, de atuação exclusiva no Brasil, é o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), formado em 1992. A organização conta com oito coletivos regionais nos nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. São mais de 600 entidades representativas de agricultores, seringueiros, indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos e entidades ambientalistas. Com experiência de mais de 20 anos de trabalho na Amazônia, Rubens Gomes, presidente do GTA, diz que o bioma apresenta algumas peculiaridades que devem ser levadas em conta na hora de se analisar o cenário em que as ONGs estão inseridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário