Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sistema de Videomonitoramento terá mais 200 câmeras em São Luís


Liberdade, Maiobão e o eixo Itaqui-Bacanga são alguns dos contemplados. Segunda fase do sistema deve ser iniciado ainda este semestre.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) vai implantar mais 200 novas câmeras de videomonitoramento em São Luís, totalizando 300 unidades ligadas 24 horas por dia. Esta segunda fase, que terá início ainda este semestre, contemplará vários bairros e regiões da capital maranhense, observando a movimentação das ruas, avenidas e vários pontos da cidade.

Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maiobão, eixo Itaqui-Bacanga, Liberdade, Coroadinho, São Francisco, Ilhinha, Bairro de Fátima, entre outras localidades, estão na lista para serem beneficiados.  Atualmente, o Sistema de Segurança tem 100 câmeras cobrindo pontos na Avenida Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar, São Luís Rei de França, Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, Lagoa da Jansen, Castelo Branco, João Pessoa, Kennedy, Magalhães de Almeida, Beira-Mar, Rua do Egito, entre outros.

Instalado há quatro meses pelo Governo do Estado, o Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana já registrou 1.222 eventos, fatos ou incidentes captados pelas câmeras de segurança móvel. No primeiro mês, foram contabilizadas 312 ocorrências. Já no terceiro, o balanço foi fechado com 928 eventos.

Do total dos registros, durante os quatros meses de funcionamento, o Ciops já contabilizou 627 intervenções da Polícia Militar. Neste tipo de ocorrência ou o botão foi acionado ou um dos operadores de videomonitoramento percebeu alguma ação suspeita e comunicou à Central de Despacho do Centro, que é integrada pelas Polícias Civil e Militar e ainda do Corpo de Bombeiros Militar.

Como usar o sistema             
A população pode acionar o Ciops, por meio de um botão fixado nos postes que servem de suporte para as câmeras. Quando o botão é apertado, automaticamente a ligação é direcionada para a Central e o operador consegue ver e se comunicar com o cidadão. E, caso seja necessário, a Central enviará uma equipe para realizar o atendimento.

Cada poste contempla um sistema de alta voz, microfone, corneta e alto falante interligados com o Ciops por meio de sinal digital, proporcionando a população um novo canal de comunicação com as forças de segurança.

Fonte: Portal G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário