Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 27 de janeiro de 2013

Brasil RIO GRANDE DO SUL Incêndio em boate tem 233 mortes confirmadas

Polícia local afirma que esse número pode aumentar e que trabalha para o reconhecimento dos corpos. Veja a lista de feridos


27/01/2013 08:58 - Do FolhaPE
Testemunhas afirmam que alguns seguranças bloquearam as saídas para que clientes pagassem as comandas
Um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, já deixa ao menos 233 mortos confirmados na madrugada deste domingo (27), de acordo com a Polícia Civil, sendo 120 homens e 113 mulheres. O número total de vítimas já foi contabilizado em 131 feridos, que estão sendo atendidos nos hospitais da cidade. Relatos iniciais indicam que as vítimas morreram por asfixia e não queimadas. Do total de mortos, 115 corpos já foram reconhecidos formalmente.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local e estão levando os corpos para o centro desportivo da cidade para facilitar a identificação, já que o IML da cidade não tem capacidade para tantos corpos. Agora há pouco, houve uma nova recontagem dos votos. As informações inciais da polícia indicavam 245 mortes e 200 feridos. Ainda não se sabe informar se havia algum pernambucano na boate.
A delegada Elisabete Shimomura, que está apurando o caso, afirma que, em um segundo momento, a polícia vai checar as circunstâncias do fogo. “Informações extraoficiais dizem que um dos integrantes da banda que se apresentava usou um sinalizador, que atingiu o teto da boate, o que causou o incêndio. Mas essa é uma informação extraoficial ainda”. Ela ainda não sabe dizer quantas pessoas estavam na boate no momento do fogo, mas, de acordo com ela, o local é frequentado principalmente por estudantes. O espaço abrigava uma festa de cursos universitários e de um bloco de Carnaval.

"Nós terminamos o rescaldo do local e estamos fazendo a remoção dos corpos. O IGP fará reconhecimento dessas vítimas. São mais de 40 anos de Bombeiros e nunca vi uma tragédia nessa proporção", afirmou o Coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria.
Todos os hospitais da região estão recebendo as vítimas. Voluntários estão auxiliando os trabalhos na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado, temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande", ressaltou o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, em entrevista à Rádio Gaúcha.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. As que conseguiram, foram barradas pelos seguranças, que fecharam as portas, segundo informações coletadas pelo comandante do Corpo de Bombeiros.

Em seu Twitter, o governador Tarso Genro lamentou a tragédia e disse que vai acompanhar de perto toda a apuração do caso. A presidente Dilma Roussef cancelou a sua agenda no Chile e está acompanhando a tragédia desde as primeiras horas deste domingo, quando, por telefone, ofereceu ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, “toda a ajuda necessária”. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, desde cedo Dilma determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas.

Este já é considerado o segundo incêndio com o maior número de vítimas no País, só perdendo para o que aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, no Gran Circus Norte-Americano, em 1961, que deixou cerca de 500 mortos e 120 mutilados

Nenhum comentário:

Postar um comentário