Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

RECIFE Geraldo destina royalties do pré-sal para educação

Publicado por Branca Alves


Prefeito assina Projeto de Lei que garante a medida (Déborah de Brito/Folhape)
Pegando carona na decisão do governador Eduardo Campos (PSB) de destinar os royalties do petróleo para a educação, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), assinou na manhã desta segunda-feira (28), o Projeto de Lei que assegura a destinação de 100% dos recursos na capital pernambucana. Mesmo ainda existindo uma batalha no Congresso Nacional entre municípios produtores e não produtores, o gestor decidiu adiantar-se à decisão. A estimativa, segundo o socialista, é de que os recursos sejam na ordem de R$ 30 milhões ao ano.
“Vamos aqui mandar um Projeto de Lei para a Câmara e vai ficar aqui estabelecido que, no Recife, aquilo que vier de recurso de royalties do pré-sal, e a gente estima que sejam recursos na ordem de R$ 30 milhões ao ano, serão destinados à educação. Somente o que a gente vai receber de royalties representa praticamente o dobro do que a PCR vem conseguindo investir anualmente na melhoria, modernização das escolas, então, é um valor muito significativo”, destacou o prefeito Geraldo Julio.
O gestor não tem dúvidas de que os municípios não produtores, como o Recife, terão direitos a parte dos royalties do petróleo. “O que está sendo discutido é quanto dessa fatia dos royalties serão divididos entre os municípios não produtores. Então, se a gente vai ter direito a alguma coisa, eu já estou aqui imediatamente destinando tudo o que a gente tiver direito à educação. Eu acho que é muito importante todo recurso novo que a gente puder ter, puder fazer essa destinação à educação que é tão transformadora e a necessidade local que a gente temos principalmente no Recife, pela qualidade dos empregos que vão ser oferecidos nos próximos dez, 15 anos, pela mudança que houve na nossa economia, a gente não pode ter uma educação pública que não acompanhe a qualidade da educação privada”, declarou o socialista.
Ao ser questionado sobre uma possível contradição ao assinar o projeto de lei e ter derrubado uma liminar sobre a questão das aulas atividades dos professores municipais, o prefeito do Recife negou o problema. “Não há contradição alguma. A educação é prioridade do nosso governo. Nós temos um programa de governo muito amplo, cheio de compromissos na área, como a educação integral do sexto ao nono ano, a disponibilização de tablets para os alunos dos sexto ao nono ano e a melhoria das escolas do primeiro ao quinto ano. Os profissionais de educação também são prioridade no nosso governo, e os alunos, assim como o aprendizado”, disse Geraldo Julio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário