Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Paraiba é 4º em empresas startups no Nordeste


Caracterizadas por seu caráter inovador, as startups consistem em empresas iniciantes com base tecnológica e forte crescimento.

Somando 15 empresas atualmente, a Paraíba é o quarto estado do Nordeste em número de startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABS), que considera o Estado vocacionado para esse tipo de negócio devido ao desenvolvimento tecnológico, em especial a cidade de Campina Grande.

Caracterizadas por seu caráter inovador, as startups consistem em empresas iniciantes com base tecnológica e forte crescimento. Por essa razão, o modelo de negócio em definição não costuma gerar receita para o empreendedor inicialmente. "Por exemplo, o Instragram. Antes dessa rede surgir, ninguém sentia a necessidade de tirar foto com filtro para postar na internet, mas a partir do momento que a empresa foi criada, eles começaram a gerar essa demanda até chegar no patamar de hoje. A ideia das startups é essa: criar uma novidade e, com ela, resolver problemas tanto no meio online como na vida real", resumiu o cofundador do conselho administrativo da ABS, Tomás Duarte Murta.

Segundo ele, o modelo das startups encontra grandes oportunidades no Nordeste e, em especial, na Paraíba, devido ao desenvolvimento econômico e tecnológico pelo qual a Região passa, ponto principal para o crescimento dessas empresas embrionárias. "O Nordeste vem conquistando grande destaque no empreendedorismo digital. Campina Grande, por exemplo, é um verdadeiro polo tecnológico, graças aos trabalhos desenvolvidos pela UFCG", afirmou o empreendedor.

Sobre a desaceleração econômica constatada no país no ano passado, Tomás garante que as startups são o modelo empresarial ideal para os momentos de crise. "Trata-se de uma empresa que tem um modelo repetível e escalável, capaz de gerar impacto no mercado em pouco tempo e com uma estrutura enxuta. A tecnologia permite o desenvolvimento de um negócio desse tipo, por isso a maioria das startups são desse ramo. Acredito que é um modelo empresarial que ainda atrairá muitos empreendedores, mas é normal que no futuro haja uma espécie de seleção natural e que só permaneçam as melhores", acrescentou, explicando que qualquer empreendedor pode dar início a uma startup, basta ter um projeto inovador.

Uma das 15 empresas do tipo startup do Estado é a ThinkBox Games, que recentemente venceu o Desafio de Startup D11, na última Feira do Empreendedor. Com o jogo Vrum - Aprendendo Sobre o Trânsito, a equipe da empresa foi reconhecida por seu trabalho de conscientização a respeito das regras de trânsito por meio de uma plataforma de interesse dos jovens.

"O objetivo foi criar jogos digitais pautados na educação dos jovens, fazendo com que eles aprendam por meio de uma ferramenta que atrai interesse de crianças e adolescentes", afirmou o diretor da empresa, Pedro Alves.

Fonte: Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário