Os 20 gestores de monitoramento empossados pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), nesta sexta-feira (11), receberão treinamentos ao longo das próximas três semanas. Neste período, o grupo aprenderá conceitos de informática e gestão pública e conhecerá o modelo de gestão que está sendo implantado na Prefeitura do Recife (PCR). Entre os pontos a serem abordados estão questões ligadas à aquisição, compra, licitação e captação de recursos. Além disso, os profissionais terão acesso ao mapa estratégico do governo, definições, metas e prioridades da gestão. A etapa final é se debruçar sobre a ferramenta do monitoramento, acompanhamento e gerenciamento de metas.
Os novos servidores, que deverão atuar em duplas, vão acompanhar cada um dos 22 secretários municipais no que tange à execução dos compromissos contidos no programa de governo. Eles auxiliarão os responsáveis por cada estrutura na pactuação das metas e na execução dos compromissos. Todos estão lotados na secretaria de Planejamento e Gestão e foram nomeados pelo prefeito através da portaria 040/2013.
“Cada um vai ter a tarefa de fazer escolhas à luz do orçamento disponível. Em março, começa a pactuação com o prefeito, uma reunião estruturada, onde cada secretário defende as suas ações que vai executar ao longo do ano. Cada um vai fazer essa defesa e o prefeito valida ou não, faz os ajustes necessários, coloca a leitura dele e fecha. Depois detalha o restante das metas e em abril começa o monitoramento normais”, detalhou Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão.
Para o prefeito Geraldo Julio, o fato de o prometido monitoramento iniciar somente em abril não significa que o governo só começará a partir deste período. “Estamos fazendo diagnósticos, levantamento de informações, identificando aquilo que é mais importante, juntando os projetos que estão em andamento com os que estão no programa de governo e preparando os primeiros os planos. Definidas as metas, temos que passar a ser um plano operativo. Tudo isso vai ocorrer até final de março e, a partir de abril, começa o monitoramento. Isso não significa dizer que o governo só começa em abril. Com esta organização, sim, vamos ter condições de começar em abril”, assinalou o socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário