Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CELPE Novo sistema de conta de energia chega a Fernando de Noronha

Outras 500 mil unidades das cidades do Grande Recife e do interior de Pernambuco vão 

receber o novo sistema de fatura da Celpe

Publicado em 30/01/2014, às 11h35

Do JC Online

Moradores de Fernando de Noronha recebem nova conta de energia em fevereiro / Foto: Rodrigo Lôbo/ JC Imagem

Moradores de Fernando de Noronha recebem nova conta de energia em fevereiro

Foto: Rodrigo Lôbo/ JC Imagem

Os moradores de Fernando de Noronha vão receber a conta de energia através do novo sistema de leitura e faturamento. A partir do dia 10 do próximo mês, a fatura de energia imediata chegará as casas da ilha. Além dos clientes do arquipélago, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) também vai ampliar a entrega da nova fatura de energia para mais 500 mil unidades consumidoras do Grande Recife e interior do Estado na próxima segunda-feira (03). Atualmente, 1 milhão de risdências já estão inseridas no sistema de conta imediata após a leitura do consumo.
O novo modelo de faturamento chega para os moradores de algumas partes de cidades como Paulista, Olinda, São Lourenço, Camaragibe e Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Na capital, a abrangência será ampliada para os bairros de Madalena, Casa Amarela, Água Fria, entre outros. Trechos em Paudalho, Goiana e Igarassu também serão incluídos no mês de fevereiro. Com a apliação, cerca de 1,5 milhão de clientes já recebem a fatura imediatamente. 
O procedimento, iniciado no último mês de outubro, permite que em uma única visita mensal ao cliente, sejam realizadas a leitura e emissão da conta de energia. No antigo sistema, havia a necessidade de, ao menos, duas idas à unidade consumidora, uma para coleta de dados e outra para a apresentação da conta. A nova modalidade assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento, além de minimizar ocorrências como extravios da conta de energia.
A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo online ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia.
Cada leiturista percorre a rota com um kit coletor de dados e uma impressora térmica. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para o servidor informando a localização geográfica do aparelho.
INVESTIMENTOS - A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Celpe e demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Ao fim do processo de implementação do novo faturamento, mais de 9 milhões de clientes nos três estados passarão a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário