Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 25 de janeiro de 2014

GOVERNO Desgastado na URB, Dourado assume o DER

Com a saída de Antônio João Dourado, o secretário de Infraestrutura e Serviços 

Urbanos do Recife, Nilton Mota, passa a acumular a URB

Publicado em 25/01/2014, às 06h13

Antônio Dourado terá a nomeação para o DER publicada neste sábado / JC Imagem

Antônio Dourado terá a nomeação para o DER publicada neste sábado

JC Imagem

Desgastado na presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB), o engenheiro Antônio João Dourado foi “remanejado” para o comando do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). O anúncio foi feito nessa sexta-feira e a nomeação será publicada no Diário Oficial deste sábado. Nilton Mota, secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife, acumulará a presidência da URB.
Curiosamente, foi o governo do Estado o responsável por divulgar o desligamento de Antônio João Dourado da Prefeitura, na mesma mensagem em que anunciou que ele assumirá o DER. A gestão municipal só se pronunciou três horas depois. Dourado já atuou na gestão do governador Eduardo Campos (PSB), em 2007 e 2008, como titular da pasta de Articulação Regional.
Nos bastidores, era de conhecimento que o prefeito Geraldo Julio (PSB) estava insatisfeito com o trabalho dele. Geraldo incrementou este ano o orçamento da empresa e, mesmo assim, Antônio João não conseguiu dar andamento aos projetos no ritmo desejado.
O que mais incomodava o prefeito era a velocidade das obras da Via Mangue, de pavimentação de ruas e tapa-buracos. Há dois meses, o gestor estudava uma forma “honrosa” de tirá-lo do posto para evitar desgaste público. Antônio João já havia sido rifado pelo governador Eduardo Campos (PSB) de disputar a Prefeitura de Garanhuns em 2012, após forte reação contrária – ele era prefeito de Lajedo.
A versão oficial é que Antônio João atendeu a um chamado do secretário estadual de Infraestrutura, João Bosco Almeida, com quem trabalhou na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para assumir o DER.
A “turbinada” no orçamento da URB corresponde a 448,3% de verba a mais do que a destinada no ano passado. Aproximadamente 23% dos recursos previstos pela PCR serão destinados para o órgão, montante que pode chegar a R$ 1,24 bilhão.
Além das obras de melhoria no sistema viário da capital pernambucana, são responsabilidade da Empresa a urbanização de áreas de risco e projetos de requalificação de espaços públicos. Vale lembrar que o PSB quer usar o governo recifense como vitrine para a campanha do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência.
Quando assumiu a Prefeitura, Geraldo Julio teve dificuldade de escolher o presidente da URB. Quase um mês após divulgar os novos secretários, ele anunciou a escolha de Heraldo Selva (PSB), mas recuou dez dias depois diante de uma polêmica: o socialista é vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e acumularia os dois cargos. Para permitir a posse do vice-prefeito como secretário em outra cidade, foi preciso alterar a Lei Orgânica de Jaboatão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário