Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Movimentação » Rolês chegam ao interior


Publicação: 22/01/2014 11:01 


Iniciada em metrópoles como São Paulo e Belo Horizonte, a moda dos rolezinhos avança pelas capitais e começa a chegar a cidades médias do país como Barueri (SP), Betim (MG) e Maringá (PR). Na cidade mineira, por exemplo, há um evento agendado para o sábado, com início previsto às 17h, no Betim Shopping. Em Barueri, está marcado para 8 de fevereiro. “Temos o direito de nos divertir, vamos nos ajuntar (sic) e conhecer novas pessoas”, diz a página do evento em uma rede social.

Em Maringá, o encontro foi convocado para domingo como forma de protesto “contra a exclusão social e a discriminação”, de acordo com a página do movimento na internet. A motivação é similar a do rolezinho marcado para o sábado no Shopping Salvador, na capital baiana. “Vamos fazer uma grande manifestação política e cultural contra o racismo e a discriminação da galera preta e pobre da periferia nos espaços da branquitude!”, conclama o organizador do evento baiano em uma rede social. As próximas semanas também marcarão a chegada dos rolezinhos a outras capitais como Maceió e Curitiba.

Em Brasília, o fim de semana promete ser movimentado. No sábado, além do rolezinho de protesto no Shopping Iguatemi, no Lago Norte, que contava com 2,7 mil participantes confirmados até a tarde de ontem, há também uma manifestação marcada que irá se concentrar em frente ao Brasília Shopping. O evento, intitulado Não vai ter copa, começa na entrada do centro comercial e segue até o Estádio Nacional Mané Garrincha, com palavras de ordem contra o Mundial de futebol. Pouco mais de 1.400 participantes haviam confirmado presença no protesto por meio da internet. Manifestações com o mesmo mote também estão previstas no mesmo dia em várias cidades brasileiras.

Há também um rolezinho marcado para o Taguatinga Shopping no sábado, às 14h, com cerca de 1.200 confirmados. Este rolezinho não tem o intuito de protestar, mas de diversão. Os participantes são pré-adolescentes, fãs do cantor pop Justin Bieber. Entre as regras do evento, intitulado Trote do Pijama 2ª edição, estão as de não depredar o local e de evitar brigas, além de comparecer de pijama. “Não pode ir de roupas íntima, é para ir de pijama”, avisa um dos organizadores, Luís Soares. Segundo a assessoria do Taguatinga Shopping, encontros desse tipo são comuns no local, chegando a reunir até 600 jovens. “Nunca tivemos de acionar a segurança ou a polícia. São um grupo muito importante para o shopping, consomem bastante”, informou o estabelecimento.

O professor do departamento de Sociologia e coordenador do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, Paulo Carrano, lembra que os jovens do rolezinho sempre foram frequentadores assíduos de shopping. “É claro que há um ‘deserto cultural’ na maioria das cidades, com ausência de bibliotecas, teatros e salas de cinema. Mas não é só isso que explica a escolha pelos shoppings. Em uma sociedade de consumo como a nossa, o shopping é também um centro cultural, que congrega valores importantes para esses jovens”, comenta.

600
Quantidade de pessoas que compareceram ao último encontro de fãs do cantor Justin Bieber no Taguatinga Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário