Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

CONFLITO Presidente da Ucrânia pede armas à Otan para enfrentar rebeldes

Poroshenko também deve se reunir com o vice-presidente americano, Joe Biden

Publicado em 04/02/2015, às 23h05


AFP

 / Foto: ODD ANDERSEN / AFP

Foto: ODD ANDERSEN / AFP

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu aos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que entreguem armas ao Exército para "se defender frente ao agressor", em uma referência aos rebeldes pró-russos do leste do território.

Na entrevista publicada pelo jornal alemão "Die Welt", Poroshenko alega que a escalada de violência dos últimos dias teria de levar a Aliança Atlântica "a dar ainda mais apoio à Ucrânia, fornecendo-lhe, sobretudo, armas modernas para [o país] se proteger e se defender frente ao agressor".

"É preciso defender a paz. É a razão pela qual precisamos de um Exército forte com novas armas. Isso nos ajudará a defender a população civil contra os duros ataques dos terroristas", completou, em alusão aos rebeldes separatistas pró-russos.

Na quinta-feira, o secretário de Estado americano, John Kerry, estará em Kiev para encontros com Poroshenko e com o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk.

Poroshenko também deve se reunir com o vice-presidente americano, Joe Biden, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, no próximo sábado, em Munique (sul da Alemanha), para falar da situação na Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário