Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

RACIONAMENTO Benefícios da lavagem do carro a seco


A medida contribui para a economia de pelo menos 300 litros de água por veículo lavado

Publicado em 26/02/2015, às 11h04

Da editoria Veículos

Lavagem a seco é realizada com um líquido neutro feito à base de carnaúba / Ronaldo/ JC Arte



Lavagem a seco é realizada com um líquido


 neutro feito à base de carnaúba


Ronaldo/ JC Arte


Quem nunca precisou lavar o carro dos pais para poder dar umas voltas no fim de semana? E muitos, desde novo, aprendeu a evitar o desperdício de água fechando a torneira enquanto ensaboava o veículo, enxaguando somente com a quantidade necessária. Em tempos de racionamento, economizar água ao lavar o carro virou uma obrigação e as empresas especializadas na chamada lavagem a seco faturam alto fazendo o papel de politicamente correta e dando sua contribuição para o meio ambiente.


Em um lava-rápido, para realizar uma lavagem convencional, são gastos 300 litros de água por carro (em média). “Na lavagem a seco não temos esse desperdício de água. Em todo o processo para retirar a sujeira do automóvel utilizamos, no máximo, 350 ml”, disse Alexandre Mota, proprietário da Dry Auto Car, uma referência nesse tipo de serviço no Grande Recife. O pouco uso de água ajuda a conservar o ambiente mais limpo. O segredo para essa economia é a utilização de um líquido neutro à base de carnaúba, capaz de limpar o veículo e conservar o brilho da pintura. Mas, ao contrário das lavagens com jatos de água, no modo a seco tem de ser feito com toalhas especiais, confeccionadas em micro-fibras para que o atrito com a lataria seja reduzido e evitem-se os arranhões.

O processo de limpeza é simples. O produto é espalhado sobre a lataria do veículo. O lavador inicia a retirada da sujeira com um pano. Para obter o resultado melhor, é necessária a utilização de pelo menos duas ou três toalhas. Isso evita danos na pintura com a toalha gasta.

De acordo com Alexandre Mota, tudo o que uma lavagem tradicional faz, a de modo a seco também é capaz de realizar. “Mesmo quem acabou de chegar da casa de praia, com o carro cheio de areia, pode experimentar lavar sem água e comprovar a eficácia do serviço”, enfatizou. Na Dry Auto Car - que fica em Casa Caiada, Olinda - o preço de uma lavagem a seco custa R$ 35 e leva uma média de meia hora.

PARTE INTERNA

Além da lataria, a lavagem a seco também é aconselhada nos estofados do carro. E tem uma vantagem porque é mais difícil de realizar a limpeza nas partes internas. “Quando utilizamos produtos específicos ao invés de água, deixamos de comprometer a densidade da espuma e a ferragem da armação dos bancos. Limpamos sem prejudicar a originalidade do carro do cliente”, disse Amanary Carvalho, dono da Paddock Car Detail, lava-jato localizado no Bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário