Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

INICIATIVA Governo do Estado lança projeto Carnaval sem Preconceito

Iniciativa tem o objetivo de proteger os direitos humanos nos dias de folia

Publicado em 09/02/2015, às 11h42


Valéria Oliveira



Do Jornal do Commercio

Entre as ações do Carnaval sem Preconceito, está a instalação de camarotes de acessibilidade / Foto: Divulgação



Entre as ações do Carnaval sem Preconceito, 




está a instalação de camarotes de acessibilidade



Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude lançou, na manhã desta segunda-feira (9), o projeto Carnaval sem Preconceito. A iniciativa consiste em uma série de ações articuladas voltadas para a prevenção e proteção dos direitos humanos durante o Carnaval 2015. Ao longo dos dias de folia, serão realizadas atividades informativas, de sensibilização, mobilização e busca ativa nos principais polos de animação do Estado.

"Ao mesmo tempo em que as pessoas vem se divertir e aproveitar o melhor da nossa cultura, vamos trabalhar para minimizar e impedir ações de preconceito nos setores que quererem atenção", explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento. Ainda de acordo com o secretário, um dos focos do projeto é o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Pernambuco nos dias de folia.

Cerca de 500 profissionais trabalharão durante o período momesco desenvolvendo as ações que integram o projeto Carnaval sem Preconceito. Folders informativos sobre exploração sexual de crianças e adolescentes já estão sendo distribuídos em pontos estratégicos, como metrô, aeroporto e na rede hoteleira. Além disso, durante os dias de festa, serão montados espaços de proteção, onde ocorrerão oficinas socioeducativas voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco. Os postos serão montados no Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e em Surubim, no Agreste do Estado.

Outro foco do projeto é a questão da acessibilidade, para que as pessoas portadoras de deficiência também possam curtir o Carnaval e cair na folia como qualquer cidadão. Serão montados camarotes de acessibilidade em cinco municípios, considerados os principais polos de folia de Pernambuco: Recife, Olinda Vitória de Santo Antão, Bezerros e Ipojuca. Os espaços contarão com rampas de acesso, banheiro químico adaptado, piso tátil para as pessoas que têm deficiência visual, além de intérpretes de LIBRAS e audiodescritores.

O folião que sofrer qualquer tipo de preconceito, poderá se dirigir ao Juizado do Folião. A unidade judiciária terá dois polos de atuação: Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, e Estação Central do Metrô de Recife. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

A ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude também pode ser procurada em casos de violência contra o idoso, ao portador de deficiência física, agressão ao público LGBT ou discriminação racial. O serviço funcionará na Estação Central do Metrô, das 10h às 16h, durante o desfile do Galo. Nos demais dias, o atendimento ocorre na sede da secretaria, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife. As denúncias podem ser feitas também no número 0800 081 4421.

Nenhum comentário:

Postar um comentário