Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 8 de fevereiro de 2015

De olho em 2016 » PT do Recife decide reforçar oposição ao PSB


Publicação:  03/02/2015 11:31

O líder do PT na Câmara do Recife, o vereador Osmar Ricardo, também participou da reunião. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press


O líder do PT na Câmara do Recife, o vereador Osmar Ricardo,

 também participou da reunião. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press
Em reunião no último final de semana, o PT do Recife fechou um “plano de luta” no qual reafirma a postura de oposição e define estratégias políticas com vista ao fortalecimento do partido para a disputa eleitoral de 2016. Uma resolução entregue ontem aos vereadores e militantes orienta no sentido de expor pontos que foram bandeiras da sigla ao longo dos 12 anos em que esteve à frente da prefeitura da capital pernambucana, mas que teriam sido deixados em segundo plano pela gestão do PSB, de acordo com a direção petista. 

O PT também mostrou preocupação com o enfraquecimento do diálogo com os movimentos sociais. Quanto a isso, passarão a ser feitas reuniões com diversos setores da sociedade. Encontros que também servirão para aferir o grau de satisfação com a atual gestão e colher críticas que deverão pautar temáticas a serem levadas a plenário pelos vereadores da sigla. Um dos primeiros contatos deverá ser com o sindicato dos professores. Ao mesmo tempo, a direção da sigla quer retomar as conversas com os partidos que apoiaram Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. 

“Queremos fazer o enfrentamento do que o PT entende como uma gestão concentradora. Houve um desmonte das nossas lutas e de políticas que implantamos como a multiculturalidade, a gestão participativa nas comunidades, a defesa das minorias… Não falamos em 2016, mas queremos criar condições para intervir na conjuntura política”, afirmou o secretário-geral de organização do partido em Pernambuco, Felipe Cury. 

De acordo com ele, foram acertadas linhas de atuação inicial no Legislativo recifense. Uma delas é a defesa de um plano de educação para o Recife, algo que será debatido durante reunião com o sindicato. Outro ponto é o resgate da imagem do Programa Saúde da Família (PSF), em contraponto à das Upas, que ficou conhecida como marca do PSB. Também será aprovada uma moção, a ser reproduzida na Câmara de Vereadores pelos petistas, contra o plano diretor da Conde da Boa Vista. 

“Conseguimos reunir o PT. Isso foi importante. Agora queremos fazer uma oposição propositiva, que apresente dados e mostre o que foi feito para não ficamos apenas no discurso”, completou Cury. Desta vez, o PT optou por fazer uma reunião sem alardes. O receio era de que grupos que defendem um alinhamento da atual gestão atrapalhassem. Participaram, além da direção municipal, representantes do PT estadual e o líder do PT na Câmara de Vereadores do Recife, Osmar Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário