Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

INFRAESTRUTURA Esquema de trânsito para o Carnaval do Recife entra em vigor na quarta-feira

Os serviços de segurança, saúde, transporte e limpeza urbana também passarão por 


modificações durante o período carnavalesco

Publicado em 09/02/2015, às 17h52


Do JC Online

 / Foto: JC Imagem


Foto: JC Imagem

Começa na próxima quarta-feira (11) o esquema especial de trânsito da Prefeitura do Recife para atuação durante as festas de Carnaval do Recife. Os preparativos terão início com a montagem do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho, às 22h. Da sexta-feira a Quarta-feira de Cinzas, de 13 a 18 de fevereiro, os serviços de segurança, saúde, transporte e limpeza urbana também serão intensificados e modificados para melhor atender ao folião.

Ao todo, 120 agentes de trânsito estarão diariamente nos polos de folia. As operações começam na quarta-feira (11), com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem do Galo da Madrugada, às 22h, que permanecerá interditada até o fim do Galo. A partir das 14h da sexta-feira (13) até o final do Carnaval, o tráfego de veículos pela Ponte Maurício de Nassau e a pela ilha do Bairro do Recife ficará bloqueado, com exceção do Cais do Apolo e da Avenida Madre de Deus.

Nos dias de folia, as pontes Giratória, Princesa Isabel e Buarque de Macedo terão horários específicos de funcionamento: das 14h às 5h. Só será autorizado o tráfego dos ônibus do Expresso Folia e de taxis. A Ponte do Limoeiro será a única aberta para passagem de carros particulares, que poderão acessar os estacionamentos da Prefeitura. Ao todo, 1.800 vagas gratuitas serão oferecidas, distribuídas na Prefeitura do Recife, no Tribunal Regional do Trabalho e no Tribunal Regional Federal, todos localizados na Avenida Cais do Apolo, além de um serviço de vans para o deslocamento do folião, disponível das 16h às 2h. Não será permitido pernoite. Caso seja identificado, o carro estará sujeito a guincho.

A partir das 22h da sexta-feira até às 22h do sábado, os bairros de São José e Santo Antônio terão o tráfego de veículos bloqueado para o desfile do Galo da Madrugada. A Avenida Sul ficará bloqueada no sentido subúrbio-cidade, nas proximidades do Pontilhão, a partir das 5h do sábado. A partir do domingo até a Quarta-feira de Cinzas, a circulação de carros ficará proibida no Bairro do Recife, inclusive na Rua Madre de Deus. 

EXPRESSO FOLIA


Os ônibus do Expresso Folia inicarão as atividades a partir das 7h da manhã do sábado de zé pereira, com o transporte dos foliões para o Galo da Madrugada. Neste primeiro momento, apenas os ônibus que saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna estarão em funcionamento. A partir do domingo, os coletivos também sairão do shopping da Boa Vista, no centro da cidade. O custo do serviço será de R$ 6, com direito à ida e volta. Os usuários que utilizarem o estacionamento dos shoppings também deverão pagar o período.


TAXI

A partir das 18h da sexta-feira até o meio-dia da quarta, será realizado um convêncio metropolitano dos taxis da cidade. Serão montados pontos provisórios, um na Rua Madre de Deus, um na Avenida Martis de Barros, outro na Ponte Buarque de Macedo. No Cais de Santa Rita e na Avenida Doutor José Mariano, outros dois pontos serão instalados para funcionamento exclusivo no sábado do Galo.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde informou que 1.839 profissionais foram escalados para plantão nas áreas de prevenção, vigilância e assistência. O SAMU disponibilizará 1.174 profissionais, além de 40 ambulâncias e 14 motolâncias, um posto de saúde avançado na Rua Alfredo Lisboa, com funcionamento das 19h à 1h, após o término das apresentações do palco principal do Carnaval recifense. Nos polos descentralizados, cinco ambulâncias de suporte básico serão disponibilizadas nos cinco distritos sanitários da cidade. Durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu também contará com cinco postos, montados na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, na Rua do Sol e na Rua 1º de Março, locais estratégicos do bloco, das 8h até o término. Durante todo o Carnaval, as Upinhas 24h vão funcionar normalmente.

O combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é outro ponto forte na campanha de saúde da Prefeitura do Recife. Serão distribuídos 900 mil preservativos masculinos, 30 mil preservativos femininos e 50 mil tubos de lubrificante. Nos polos da Praça do Arsenal e do Ibura, também serão realizadas testagens rápidas de HIV, com funcionamento das 18h às 0h. A estimativa é que sejam feitos mais de 200 testes por noite.

LIMPEZA

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) disponibilizará 1.075 garis para atuação durante o Carnaval. A expectativa é que sejam recolhidas 750 toneladas de resíduos durante os dias de festa. O primeiro mutirão de limpeza acontece na madrugada de sexta para o sábado, na preparação das ruas da cidade para a passagem do Galo da Madrugada.


SEGURANÇA

A Guarda Municipal do Recife vai reforçar a segurança nos polos de animação. Ao todo, 346 agentes atuarão de sexta a terça-feira, das 18h às 6h. Serão montados reforços no Marco Zero, no Cais do Alfandega, na Praça do Arsenal, nos pátios de São Pedro e do Terço e nos estacionamentos oficiais. Em cada ponto, os policiais atuarão com o apoio de motopatrulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário