Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 1 de fevereiro de 2015

FUTEBOL DE AREIA Recife recebe Campeonato Sul-Americano de futebol de areia

Competição começa neste domingo e segue até o próximo final de semana

Publicado em 01/02/2015, às 08h30


Do JC Online

Brasileiros são favoritos na competição / Lea Weil/Divulgação


Brasileiros são favoritos na competição


Lea Weil/Divulgação

A praia do Pina, na Zona Sul do Recife, será palco do Campeonato Sul-Americano de futebol de areia, deste domingo até o próximo final de semana. Na estreia da competição, a seleção brasileira recebe o Chile em partida marcada para as 9h (do Recife). Outras quatro seleções participam da competição que será preparatória para a Copa do Mundo da modalidade. São elas: Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A entrada é gratuita para quem quiser assistir ao jogo na arena montada no final da Avenida Boa Viagem.

O Recife é a primeira escala da viagem do Brasil rumo à Copa do Mundo, marcada para começar no dia 9 de julho, na praia de Espinho, em Portugal. A seleção que vencer o Sul-Americano automaticamente será a cabeça de chave um no sorteio das Eliminatórias, que acontece de 12 a 19 de abril, em Manta, no Equador. 

Se depender do retrospecto no Recife, a seleção brasileira já inicia a competição como uma das favoritas. Isso porque em janeiro do ano passado, a equipe sagrou-se campeã da Copa América na capital pernambucana. 

Além do título conquistado em areia nacional, o Brasil acabou de faturar o título inédito da Copa Intercontinental, em Dubai, em novembro passado. Ratificando o bom momento da seleção, Bruno Xavier, que está a dois gols de completar 100 pela seleção, contou que o Brasil tem a obrigação de vencer em casa.

“Temos um objetivo aqui no Recife, que é vencer. Vamos jogar em casa, com a nossa torcida, e isso faz o Brasil ser ainda mais forte. O carinho que recebemos no ano passado foi algo que não dá para explicar, foi especial. Temos uma competição de altíssimo nível pela frente, bastante equilibrada, em que vamos enfrentar os nossos maiores rivais, 

adversários que estão se preparando também para buscar a classificação para a Copa do Mundo. Vamos à quadra com tudo nesta estreia contra o Chile, dar o nosso melhor para começar com o pé-direito, com uma grande vitória”, contou o capixaba Bruno Xavier, eleito o melhor jogador do mundo de 2014.

Das nove vezes que Brasil e Chile se enfrentaram, o time nacional venceu oito confrontos, marcando 78 gols e sofrendo apenas 32. A equipe conta com três pernambucanos que atuam no Sport: Rafael, Fernando DDI e Filipe. 

Eles serão comandados pelo técnico Alexandre Soares, que está de volta ao comando da equipe. Em sua reestreia, ele levou o selecionado verde-amarelo ao título nos Emirados Árabes, derrotando a Rússia na final (2x1) e quebrando uma sequência negativa para os rivais europeus (os maiores algozes da seleção) de cinco partidas. 

Tetracampeão do mundo e vice-campeão em 2011, Alexandre possui um retrospecto invejável dirigindo a Brasil. São 155 partidas, com 149 vitórias e apenas seis derrotas, acumulando 32 títulos em 37 torneios, tendo chegado à final de todos. Na história da Copa do Mundo, o treinador dirigiu o Brasil em 30 partidas, vencendo 29.

“Tivemos um bom período de preparação, primeiro com os treinamentos em Anchieta, no Espírito Santo, e em Copacabana, no Rio, nos últimos dois dias. A base do grupo é a mesma que foi a Dubai, com a mescla de jogadores mais experientes e jovens </CL>de muito potencial. Temos um grupo de talento, de muita qualidade e estamos prontos para o campeonato, uma etapa importantíssima no caminho rumo ao Equador, para a disputa das Eliminatórias. A corrida por uma vaga na Copa do Mundo está começando agora para a gente”, disse o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário