Publicado em 17/11/2016, às 08:13
Rádio Jornal
Luiza Falcão
Luiza Falcão
Parece que foi ontem, mas já faz um ano que Gino César, o nosso eterno Repórter do Bandeira Dois, partiu desta vida. Joaquim José da Silva, nascido em 5 de março de 1936 na cidade de Rio Formos, na Zona da Mata Sul do Estado, foi radialista por mais de 60 anos, locutor e radioator.
Como dissemos há um ano, Gino era um homem bom, simples e coerente. Gentil acima de tudo. Ouça novamente a homenagem da Rádio Jornal ao eterno Gino César.
LEMBRANÇA
Nesta quinta-feira (17), o primeiro ano de falecimento do radialista Gino César será lembrado com uma missa às 19h. A celebração será na Igreja de São Sebastião e São Cristovão na Rua Moacir de Albuquerque, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
PARTIDA
Gino faleceu na madrugada de uma terça-feira, dia 17 de novembro, após um infarto fulminante. Ele foi internado em agosto de 2015 com problemas cardíacos, descobriu uma insuficiência renal e teve um agravamento na já conhecida dificuldade para respirar. Passou 21 dias internado e recebeu alta. Foi acompanhado pelos médicos durante os meses seguintes. Gino estava internado no Hospital Hapivida do Espinheiro desde o início do mês. Apesar dos esforços, faleceu por volta das 2h30, na UTI do centro médico.
Quase um mês antes de sua partida, Gino conversou com Geraldo Freire, seu companheiro de radialismo a mais de 40 anos, e disse que não queria morrer, mas que também não tinha medo. “Deus? Eu o quero para hoje, amanhã e sempre”, afirmou o Repórter do Bandeira Dois na conversa com Geraldo Freire. Sobre o infarto sofrido em agosto, Gino afirmou que não sentiu nada. "Não lembro como cheguei ao hospital, nem de nada que passei durante o infarto", disse.
CARREIRA
Gino trabalhou nas rádios Clube, Olinda, Continental, Tamandaré e aqui na Rádio Jornal, por onde passou duas vezes, a última e definitiva delas durou mais de 30 anos, sempre na liderança da audiência.
Vídeo feito pelo ouvinte José Luiz Alves Filho
Em 2014, Gino foi homenageado com um radiodocumentário intitulado "Gino César: Memória e história do Rádio Pernambucamo". O produto traz um registro histórico da trajetória de um dos mais completos profissionais do rádio pernambucano. O documentário foi realizado pelo jornalista Leokárcio Cavalcanti.
Gino César foi radioator e galã de novela e desde os anos 1970 liderava a audiência no radiojornalismo local atuando como repórter policial. Ouça o documentário:
As histórias de Gino são contadas por ele mesmo personagem principal do documentário, ex-radioator e repórter policial; a ex-radioatriz da “Era de Ouro” do Rádio, Carmen Towar; o sonoplasta e ex-radioator da “Era de Ouro” do Rádio, Hugo Martins; o comissário de polícia George Jorge dos Santos, o Roque Santeiro; o repórter policial, Paulo Dias; repórter do programa Bandeira 2, Eliel Alves; a jornalista e pesquisadora, Fabiane Cavalcamti; apresentador de programa policial na televisão, Sérgio Dionísio; além do filho de Gino César e um dos produtores do Bandeira 2, Paulo Ricardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário