Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA DAS CIDADES EXITOSA EM PERNAMBUCO

sexta-feira, 27 de setembro de 2013


Com o tema QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS. Reforma Urbana Já. A 5ª Conferência das Cidade em Pernambuco foi concluída com sucesso, realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, no Onda Mar Hotel - Boa Viagem – Recife/PE. O Movimento participou representado por Augusto Semente.


A programação foi a seguinte: Palestra: Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; leitura , discussão e aprovação do Regulamento; salas temáticas ( habitação, saneamento ambiental, mobilidade e planejamento territorial ); reunião dos seguimentos para eleição de conselheiros(as) e delegados ( as ); plenária final ( apresentação, discussão e votação dos resultados nas salas ) e apresentação dos ( as ) delegados ( as ) e conselheiros( as )

O Movimento deu a sua contribuição na Sala Temática de planejamento territorial.

As discussões ocorreram com muito entusiasmo nas Salas Temáticas e na plenária geral.

Na plenária de conclusão dos trabalhos foram apresentados os conselheiros e delegados eleitos nos seus respectivos segmentos.

A luta pela Reforma Urbana poderá ser um despertar para a necessidade de outras reformas, no sentido de proporcionar melhores condições de vida de uma cidade, no nosso modo de entender. Como em toda conferência, nessa também foram apresentadas moções. Duas delas estamos transcrevendo logo abaixo, a de apoio à implantação do Parque e a de apoio a outras reformas. A primeira, por motivos óbvios e a segunda para tentar provocar o debate sobre o que foi dito acima.
 .

MOÇÃO DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DO PARQUE NATURAL ROUSINETE FALCÃO


CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES remanescentes de Mata Atlântica, reserva da biosfera mundial, situados na bacia do rio Tejipió, na zona oeste do Recife. Condições necessárias para a implantação de um Parque Natural.

Por que não aconteceu ainda?

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa está completando 34 anos. É a razão de ainda essa área verde existir em Recife como parte dos 7% restantes da Mata Atlântica, no Brasil, resultado da ganância do lucro e do bem estar dos que vivem usufruindo da escravidão assalariada do trabalhador brasileiro.

Esse Movimento teve início com um grupo de pessoas, denominado Amigos da Mata do Engenho Uchoa. Hoje gira em torno dele cerca de 100 instituições, dentre elas, Centrais Sindicas, instituições religiosas e movimentos comunitários.

A área está mantida e o objetivo agora é a implantação do Parque Natural Rousinete Facão.

Ainda não aconteceu porém vai acontecer. 

Por tudo isso o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa solicita a aprovação dessa moção com a força política dessa Conferência para agilizar a implantação do PARQUE NATURAL ROUSINETE FALCÃO nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES da Mata do Engenho Uchoa.


URBANISMO PARA CIDADES MAIS FELIZES


Fortalecer o SUS e criar melhores condições de convivência nas cidades necessário se faz. A necessidade de reformas é premente, a começar pela Reforma Urbana. E quem faz somos nós. Como?

A resposta já começa numa conferência como essa onde vamos, num clima mais democrático do país, avaliar as situações das nossas cidades e apresentar encaminhamentos para como fazer a Reforma Urbana.

Sem esquecer que; para se ter saúde é necessário cabeça, tronco e membros estarem funcionando bem e em perfeita harmonia; também é  preciso lutar pelas reformas da Educação, Reforma Agrária, dos Meios de Comunicação, Tributária e Política.

Quem faz somos nós: Reforma Urbana Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário