Além de socialistas, deputados federais e estaduais participaram o evento (Foto: Maurício Júnior/Blog da Folha)
Socialistas em peso participaram da despedida de Fernando Bezerra Coelho (PSB) do Ministério da Integração Nacional. O evento foi realizado na manha deste sábado (28), no Forte de Pau Amarelo, Região Metropolitana do Recife. Na ocasião, o prefeito da cidade do Paulista, Júnior Matuto (PSB), o ministro e o governador Eduardo Campos (PSB) vistoriaram as obras de contenção do avanço do mar na praia de Pau Amarelo.
Marcaram presença vários deputados federais, estaduais, secretários do Governo de Pernambuco e lideranças políticas. No seu discurso, o prefeito Júnior Matuto fez questão de afirmar que todos os políticos presentes contribuíram, de alguma forma, para o município de Paulista.
Antes dos discursos, os presentes visitaram o andamento da obra que começou há quase dois meses e recebeu verba de R$ 14,3 milhões do Ministério da Integração Nacional.
Antes da solenidade, Campos, FBC e Matuto visitaram obra (Foto: Jorge Macrino)














Sobre as obras, o governador gostou do que viu. “Eu achei a obra bonita. Essa é uma área muito degradada por todo avanço do mar. Era um sonho antigo que agora está se tornando realidade. Já estamos vendo um trabalho avançado do outro lado, em Jaboatão dos Guararapes, a cidade do Recife se preparando para iniciar a obra e aqui em Paulista vemos um trabalho articulado com o Governo Federal, Estadual e Municipal”, comentou o governador.
OBRAS
As obras de contenção do mar em Paulista tiveram início há quase dois meses. Depois de pronta, a orla vai receber cerca de 250 metros de faixa de areia. A intervenção vai proteger os imóveis situados ao longo de dois quilômetros de extensão do litoral norte, que vai da praia de Pau Amarelo até a praia de Nossa Senhora da Conceição.
Após a escavação na faixa de areia, está sendo implementada uma técnica conhecida como bagwall. O sistema consiste na construção de uma espécie de arquibancada com sacos de concreto para limitar o impacto da maré e evitar que o mar avance além dessa estrutura.
“O uso de bagwall teve resultado positivo em outros cinco pontos onde foi aplicado nos estados de Alagoas e do Ceará”, comentou o secretário de Meio Ambiente de paulista e coordenador da obra, Fábio Barros. Existe, ainda, a expectativa de que haja uma engorda natural da praia.
Obra recebeu R$ 14,3 milhões do Ministério da Integração (Foto: Jorge Macrino)