Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DIPLOMACIA Presidente do Paraguai se reúne com Dilma no Palácio do Planalto

Horacio Cartes, que tomou posse há menos de dois meses, se reúne nesta segunda (30) com a presidente 

Dilma Rousseff para discutir as relações comerciais com o Brasil e o retorno ao Mercosul

Publicado em 30/09/2013, às 07h28

Do JC Online

 / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Brasília - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, que tomou posse há menos de dois meses, se reúne nesta segunda (30) com a presidente Dilma Rousseff para discutir as relações comerciais com o Brasil e o retorno ao Mercosul, entre outros temas. Cartes será recebido por Dilma, com honras de chefe de Estado, na rampa do Palácio do Planalto às 11h. Os dois presidentes farão a reunião no gabinete presidencial, juntamente com suas equipes. Às 12h20, Dilma e Cartes farão uma declaração à imprensa e depois almoçarão em banquete oferecido a Cartes no Palácio Itamaraty.

O Paraguai ficou suspenso do bloco entre 29 de junho de 2012 e 12 de julho deste ano porque os líderes políticos da Argentina, do Brasil e Uruguai discordaram da forma como o então presidente Fernando Lugo foi destituído do poder, por impeachment. Com o processo eleitoral e a eleição de Cartes, que tomou posse em 15 de agosto, a suspensão foi extinta.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), os dois países tratarão da continuidade da cooperação técnica, do desenvolvimento fronteiriço e de questões ligadas à infraestrutura e a iniciativas de combate à pobreza. De acordo com o governo paraguaio, também devem ser discutidas as negociações para a aliança União Europeia-Mercosul e assuntos relacionados à Usina Itaipu Binacional, construída pelos dois países e uma das maiores do mundo.

Após o almoço no Itamaraty, o presidente paraguaio também visitará os chefes dos demais Poderes da República, indo ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O retorno da comitiva presidencial a Assunção está previsto para as 21h de hoje. Depois do banquete oferecido a Cartes, Dilma receberá o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário