Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

No Facebook, Campos critica sistema carcerário no Brasil

Em sua publicação, socialista colocou Pernambuco como exemplo de ressocialização



08/01/2014 22:09 - Wagner Santos, do FolhaPE


O governador Eduardo Campos (PSB), provável candidato à presidente das Eleições 2014, postou, em suas redes sociais, um comentário acerca da situação das penitenciárias do Brasil. Segundo ele, a estrutura carcerária não permite a recuperação de ninguém. “Virou uma faculdade do crime. Está aí a crise nos presídios do Maranhão mostrando que este tema precisa entrar definitivamente na pauta do País e ser discutido em busca de soluções mais eficientes”, declarou Campos, em seu artigo publicado no Facebook.
Reprodução/Facebook
"Está aí a crise nos presídios do Maranhão mostrando que este tema precisa entrar definitivamente na pauta"
Ainda no texto, ele destaca que a superpopulação carcerária no País está relacionada à violência nas ruas, e que seria ‘ingenuidade’ de quem pensasse o contrário. “Do jeito que está, hoje, é um dinheiro jogado fora e não traz resultado algum, nem reintegrando o cidadão na sociedade, nem impedindo que o crime organizado pare de ameaçar a população mesmo dentro da cadeia”, criticou.
Depois de criticar o sistema a nível nacional, o socialista aproveitou para colocar Pernambuco como um exemplo de ressocialização para os presidiários. “Em Pernambuco, acreditamos que a reabilitação se dá por meio da educação e do trabalho de quem cumpre pena, incentivados pelo poder público. Em Caruaru, por exemplo, os detentos têm a oportunidade de costurar para confecções locais, sendo pagos por isso. Além disso, cursos para confeiteiro, padeiro e costureiro industrial são ministrados dentro do presídio”, ressaltou.
Ainda de acordo com Eduardo, 30% da população carcerária do Estado está matriculada nas escolas que funcionam dentro dos presídios, o que ultrapassaria a média nacional de 11%. “Acreditamos também que é preciso intensificar a prevenção e afastar os jovens do crime. Pois é muito mais produtivo cuidar que remediar”, conclui.
No Facebook, a postagem gerou repercussão, tanto positiva quanto negativa entre os internautas. Dentre os comentários, estão críticas ao Sistema penitenciário do Estado, como também existem questionamentos por uma possível solução.
    Sem um tom de crítica em relação ao governador e ao modelo de ressocialização, alguns seguidores comentaram sobre essas soluções. Dentre elas, foi falado sobre redução de maioridade penal, redução da máquina pública, mais educação, saúde e trabalho.
    Reprodução/Facebook
    Internauta defende mais rigor para alguns detentos
    Em um destes comentários, um internauta alertou que o Estado de Pernambuco está indo “no mesmo caminho” do que se vê a nível nacional, e que será preciso uma intervenção para evitar o pior. De pronto, houve uma resposta por parte de Campos. “Estamos trabalhando nisso. Uma das medidas é justamente a implementação de parcerias público/privadas na gestão dos presídios”, rebateu.
    Outros foram mais incisivos em suas críticas, como no caso de um internauta que se disse funcionário do sistema penitenciário há 19 anos. “Absolutamente nada vem sendo feito para, de fato mudar essa triste realidade, e vem o Mui Excelentíssimo Governador falar em ressocialização, quando ao invés de ampliar o número de presos concessionários, simplesmente as corta como forma de contenção de gastos! Faça-me o favor! O número de presos trabalhando dentro do Sistema não chega alcança 10%. Hipocrisia...”, comentou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário