A última Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto 2012, trouxe à tona uma discussão importante sobre a geopolítica da cultura e das mídias ao redor do mundo. Através da vinda do jornalista francês Frédéric Martel ao evento, autor do livro “Mainstream - A guerra global das mídias e das culturas”, a Festa revelou bastidores de filmes, novelas e produções vendidas para a grande massa, com a utilização da cultura como plataforma para influenciar questões internacionais. O mundo estaria em guerra e o Brasil seria uma das forças dessa guerra de conteúdos culturais.
Com o conceito de “voltada para o grande público”, o “Mainstream” de Martel tenta entender, e explicar aos leitores, a lógica existente por trás dos grandes fenômenos da indústria de entretenimento. Para isso, o escritor fez um estudo da Central Globo de Produções (Projac), da Rede Globo, um dos quatro canais de televisão mais poderosos do mundo. Mas, a discussão vai além disso e gira em torno, sobretudo, do capitalismo cultural contemporâneo que a indústria criativa termina gerando. São 490 páginas que abrangem uma rica pesquisa e experiência do francês, que passou por 30 países, como o Brasil, ouvindo gestores e demais profissionais do mundo do entretenimento. Ele investigou, também, o nascimento de best-sellers, hits e blockbusters.
O livro afirma, por exemplo, que 80% das bilheterias de cinema no Brasil são compostas por filmes de Hollywood, o que demonstra a força e a influência do cinema americano no consumo de entretenimento, que lança hábitos e modas. Já o Brasil seria um grande exportador de telenovelas, que são exportadas para mais de 100 países.
Na busca para desvendar o que acontece no mundo do entretenimento, Martel, que também é doutor em sociologia e apresentador do principal programa de informação da Radio France, foi dos clássicos da Disney à pop music, passando por Bollywood, a Al Jazeera e a cultura europeia. É um grande estudo para quem se interessa ou estuda o divertimento de massa. Relata, portanto, uma nova guerra que emerge na sociedade contemporânea: a guerra global das mídias e das culturas, tendo no cerne a cultura mainstream. Os jogadores querem controlar as palavras, as imagens e os sonhos.
*Advogado, Escritor, Editor, Curador da Fliporto e Membro da Academia Pernambucana de Letras - camposad@ camposadvogados.com.br
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