Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VACINAÇÃO Cães e gatos são vacinados contra a raiva neste sábado


Secretaria de Saúde espera imunizar mais de 1,2 milhão de animais em todo o Estado

Publicado , às 09h49  Do JC Online

secretaria de Saúde disponibiliza 7.350 postos de vacinação


Foto: Guga Matos/JC Imagem


Sábado (01) é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva. Em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove a Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva Canina e Felina. Os animais com mais de três meses de vida poderão ser atendidos em 7.350 postos de vacinação ao longo do Estado, entre as 8h e as 17h.
A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 1,2 milhão de animais, sendo cerca de 875 mil cães e 376 mil gatos. "Os registros de raiva canina e felina estão caindo em Pernambuco. Mas, mesmo assim, não podemos descuidar dessa questão", afirma o gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses da SES, Francisco Duarte.
Ele pede que todos que tenham cães e gatos levem seus animais aos postos de vacinação. "Essa medida é fundamental para prevenir casos futuros e manter a situação estabilizada", completa Francisco. A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmissível de animal para animal e de animal para o homem. A vacinação de cães e gatos é uma maneira de evitar casos de raiva humana, que é letal.
Em Pernambuco, o último caso de raiva humana foi registrado em 2008, no município de Floresta, Sertão do Estado. A infecção aconteceu após a vítima ser mordida por um morcego. Já o último caso de raiva canina em humanos foi registrado em 2006. Neste ano, só foram identificados dois casos da doença em animais, assim como no ano passado.
A enfermidade é trasmitida através da saliva dos animais, normalmente no modendo da mordida. Os cães são os responsáveis pela maioria dos casos de transmissão para os homens, mas animais silvestres como morcegos, raposas e macacos também podem transmitir o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário