Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Praça Nova Esperança passou por manutenção apenas quatro vezes em 12 anos



Moradores da Iputinga reclamam das más condições de praça e do descaso
Brinquedos totalmente avariados, assim como equipamentos para prática de esportes
21/11/2012 16:20 - HENRIQUE FERREIRA, do FolhaPE 
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco

O Internauta Cidadão chega a mais uma edição e desta vez aborda a problemática das praças abandonadas. Nesta segunda-feira (19) a reportagem do portal FolhaPE visitou os bairros da Iputinga e Madalena, ambos na Zona Oeste do Recife, para comprovar junto à população as denúncias feitas através do nosso perfil no Twitter (@folhape) e no Facebook.

No primeiro deles, na rua Nova Aliança, na Iputinga, pudemos constatar o estado de abandono da praça Nova Esperança. O local deveria ser utilizado para o lazer e diversão dos moradores da comunidade, entretanto a realidade que encontramos foi a de brinquedos, como balanços, gangorras e escorregos, totalmente avariados, além de equipamentos destinados à prática de exercícios físicos, como pranchas para abdominal e barras de ferro, em más condições de uso.

Além disso, crianças e adultos convivem diariamente com o lixo que se acumula devido a falta de coleta e são obrigados a dividirem o espaço com traficantes de droga e usuários de entorpecentes. "Fico com medo de trazer as crianças para cá devido a situação em que a praça se encontra. Meu filho, de apenas seis anos, se machucou depois que foi brincar no balanço e o mesmo quebrou-se", disse a dona de casa, Claudenice da Silva, 37.

A quadra, que fica ao lado da praça, também está em situação precária. O piso apresenta buracos e muito mato. O alambrado está parcialmente destruído e alguns refletores não funcionam. " A gente quer utilizar os equipamentos sem a preocupação de se acidentar, mas não tem como porque não existe manutenção", explicou o estudante André Luiz da Conceição, 21.

Segundo o membro da associação de moradores da Vila União, Eduardo Nino da Silva Souza, o prefeito João da Costa esteve no local há dois anos e prometeu à população que a praça passaria por uma reforma, porém nada foi cumprido. "O único espaço de lazer que nós temos é esse e está totalmente abandonado. A prefeitura inclusive chegou a orçar o valor da obra, mas nem sequer pintou um balanço. Queremos providências!", desabafou.

Ainda segundo o morador, faz 12 anos que o espaço foi inaugurado e de lá para cá só passou por manutenção quatro vezes. "Da última vez que a Emlurb veio aqui, há mais de seis meses, só fizeram o paliativo. Trocaram algumas lamparinas e realizaram a capinação do terreno", informou.


A situação piora quando a noite cai. De acordo com alguns residentes, a falta de iluminação propicia o aparecimento de traficantes e usuários de drogas. "Algumas pessoas chegam aqui e consomem maconha e até crack na frente das crianças, dos pais e mães. Isso nos deixa assustados e nos afasta ainda mais", informou um morador da rua que não quis se identificar.

Em resposta, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que está realizando um levantamento dos espaços públicos da cidade que precisam de intervenções de manutenção para programar as ações necessárias, a exemplo da praça Nova Esperança, situada no bairro da Iputinga. Ainda de acordo com a assessoria do órgão, a partir da próxima semana, será executada uma ação de limpeza e capinação no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário