Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Hoje Ato público na Praça Oswaldo Cruz lembra o Dia mundial de luta contra a Aids


Publicação:  DP. 
O Dia mundial de luta contra a Aids está sendo lembrado nesta sexta-feira com um ato público na Praça Oswaldo Cruz, em frente a Fusam. A manifestação, realizada pela Rede de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS - Núcleo Pernambuco (RNP- PE) está marcada para as 16h para reivindicar a garantia dos recursos previstos pela política  de controle e combate às DST’s, HIV , AIDS e Hepatite Viral.
Na ocasião, as lideranças usarão velas e ketchup – para simbolizar o sangue - em homenagem às pessoas vivendo com HIV/Aids. Durante o evento, será lida uma carta assinada por organizações integrantes da RNP – Nordeste, apresentando as reivindicações do movimento em relação à política de combate às DST’s, HIV , AIDS e Hepatite Viral. O documento será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco, à Secretaria Estadual de Saúde, ao Ministério Público de Pernambuco, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e à OAB-Pernambuco.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Pernambuco possui seis municípios no ranking das 100 cidades acima de 50 mil habitantes com maior incidência de HIV, incluído capital e região metropolitana. A epidemia da AIDS no estado ainda é alarmante.  Em 2011, foram notificados 1.191 novos casos de pessoas infectadas. Este ano, até o primeiro semestre, já são 335. De 1983 até hoje, Pernambuco registrou 17.402 casos.
Segundo a entidade, a modalidade, também conhecida como Política de Incentivo fornece recursos federais para ações de prevenção, pesquisa, incorporação de novas tecnologias, articulação com a sociedade civil e apoio a mobilização social para ações específicas, como estratégia para fortalecer as políticas de controle das DST/HIV/AIDS. Uma decisão da Comissão Intergestora Tripartite vetou a execução do financiamento das ações e serviços de saúde, por meio do incentivo por agravo.
Embora os investimentos voltados para ações de assistência e promoção à saúde, como por exemplo, a oferta de medicamentos para o tratamento de doenças oportunistas, sejam garantidos por outras fontes, em sua maioria, oriundas dos governos locais, a proibição da execução de verbas por meio do incentivo por agravo, pode comprometer as ações de controle da epidemia das DST/HIV/AIDS. A Política de Incentivo é responsável por aproximar as ações governamentais dos públicos mais vulneráveis como, profissionais do sexo, gays, travestis, transexuais e pessoas privadas de liberdade. Esse é outro motivo pelo qual a RNP – núcleo Pernambuco vai às ruas, próximo dia 30.

Para a articulação, a mudança ainda pode agravar os problemas que atingem atualmente, as pessoas vivendo com HIV/Aids. Lideranças que integram a rede denunciam que as pessoas soropositivas vêm enfrentado problema como a falta de exames para monitorar a efetividade do tratamento, o que tem agravado a mortalidade em decorrência da Aids. O Ato público pela política de controle e combate às DST’s, HIV , AIDS e Hepatite Viral aborda importância das pessoas se unirem em defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e contra o preconceito. Nesse sentido, a ação traz como mote, Na luta contra a Aids, precisamos de todo mundo. Nesse sentido, o evento traz como tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário